Implantação de SEI Multiórgãos e ações parlamentares pautam reunião do Colégio de Presidentes em Manaus

image_pdf

O colegiado que reúne os presidentes dos 27 Conselhos Regionais, do Confea e da Mútua – Colégio de Presidentes (CP) – está reunido nesta semana em Manaus-AM. O evento acontece de 24 a 26 de novembro, no Centro de Convenções da Amazônia Vasco Vasques. A diretora do Crea-SC, Eng. Agr. Ângela Cristina Paviani, representa o presidente Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier nos primeiros dias do evento. Em debate as matérias voltadas ao aprimoramento dos serviços prestados aos profissionais. Entre elas, o andamento para a implantação do SEI Confea/Crea no formato multiórgãos.

O projeto, uma base única na qual os órgãos compartilharão o mesmo ambiente tecnológico, foi apresentado aos presidentes pelo superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros. “Nossa proposta é que o SEI do Confea atenda todos os Creas”, pontuou.

Após pesquisa que consolidará os diagnósticos dos sistemas, da infraestrutura e da volumetria (quantidade de arquivos, por exemplo) em todos os Creas, os dados nacionais consolidados serão enviados ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O plano é finalizar a proposta de projeto até o fim deste ano, para posteriormente encaminhar o plano de implementação ao TRF4, órgão que desenvolveu o Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

Conforme explicou o superintendente, o Conselho Diretor do Confea aprovou a criação de um setor com equipe focada na implantação do SEI Multiórgãos e na uniformização dos processos. “Ainda assim, para que tenhamos sucesso no projeto, o patrocínio dos Creas é fundamental”, disse, ao lembrar sobre os prazos para envio de informações que comporão o diagnóstico.

Barros também tratou sobre as tabelas auxiliares de ARTs, que têm, fundamentalmente, dois objetivos: criar e consolidar a implantação do Cadastro Nacional de ARTs de forma centralizada; e fortalecer a integração dos sistemas corporativos do Confea e dos Regionais. De acordo com levantamento da Superintendência, 12 Creas implementaram as tabelas auxiliares, dos quais apenas três enviaram a nova codificação eletronicamente ao Cadastro Nacional.

Quadro de propostas

A primeira apresentação do dia foi do gerente de Relacionamentos Institucionais, Renato Muzzolon, que propôs mudar o nome do “quadro de demandas” para “quadro de propostas”. “Toda semana antes da reunião do colegiado, os senhores recebem um PDF com os projetos dos dois últimos anos e seus andamentos. Esse documento é chamado quadro de demandas. Proponho que mudemos para quadro de propostas”, disse, antes de mostrar, no site do Confea, onde ficam disponíveis as propostas do Colégio de Presidentes.