ACE promove 1º Seminário Nacional sobre Demarcação de Terras de Marinha

image_pdf

 

A ACE promove 4 a 6 de dezembro, em Florianópolis SC, o 1º Seminário Nacional sobre Demarcação de Terras de Marinha, com apoio do Crea-SC e Mútua-SC. O evento tem o propósito de discutir os procedimentos técnicos que devem ser adotados para demarcar de modo correto, à luz da legislação (Decreto-Lei 9760/1946) os terrenos de marinha e seus acrescidos.

A partir da discussão pretende-se a consolidação da metodologia para determinar geometricamente a Linha de Preamar Média de 1831. Além disso, especialistas de diferentes regiões do Brasil irão proferir palestras demonstrando situações em que, cientificamente, forma comprovados inconsistências nas demarcações oficiais. 

A palestra magna de abertura foi ministrada pelo prof. Dr. Obério Pereira de Lima, com o tema Terrenos de Marinha: antecedentes, necessidade, fundamentos da demarcação da linha da preamar média de 1831.

O Eng. Civil Abelardo Pereira Filho, coordenador do Colégio de Diretores Regionais do Crea-SC e vicepresidente da ACE, representou o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

Entre as demais autoridades estavam o presidente da ACE, Eng. Civil Carlos KoYtI Nakazima; o coordenador técnico do evento, Eng. Agr. José Otávio Azevedo Aragon; o diretor administrativo da Mútua-sc, Eng. Civil Laércio Domingos Tabalipa; o presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB/SC, Roberto José Pugliese; e  o Conselheiro Federal do COFECI, Aurélio Cápua Dallapícula.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *