XI Semana Acadêmica da Agronomia da UFSC reforça aproximação entre universidade e CREA-SC

image_pdf

 

 

Evento realizado na sede do Conselho reuniu acadêmicos, professores e profissionais para debater inovação, sustentabilidade e o futuro da agronomia.

 

 

Prof. Michael Mazurana (UFRGS)

 

 

A XI Semana Acadêmica da Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi realizada entre os dias 13 e 17 de outubro, na sede do CREA-SC, com o apoio do Conselho e do Programa CREA Jr-SC. O evento, que coincide com os 50 anos do curso de Agronomia da UFSC, reforça a importância da formação técnica e da integração entre universidade, mercado de trabalho e Sistema Profissional, com palestras, minicursos e painéis conduzidos por especialistas do setor.

 

A organização foi conduzida integralmente pelos acadêmicos e envolveu os estudantes em todas as etapas do evento — da programação à logística, passando pela captação de recursos e divulgação —, estimulando o protagonismo estudantil e a vivência prática de gestão e liderança. O objetivo é aproximar os futuros profissionais da realidade do mercado e das inovações tecnológicas, promovendo o diálogo entre pesquisa, ensino e atuação no campo.

 

 

Integração com o Sistema Profissional

 

A abertura contou com a presença do coordenador do curso de Agronomia, Tiago Olivotto, da diretora do Centro de Ciências Agrárias, Marlene Grade, da orientadora da semana acadêmica, Rosete Pescador, do chefe de gabinete do CREA-SC, Eng. Felipe Penter e do presidente da FEAGRO, Mário Veríssimo. Além da apresentação dos laboratórios do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o CREA Jr-SC apresentou as oportunidades de engajamento e desenvolvimento profissional dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua com a participação do assessor do Programa, Rodrigo Espíndola; da coordenadora regional do Confea, Eng. Caroline Burtet; e da coordenadora nacional do CDER, Eng. Rafaela Fabris.

 

 

 

Eng. Kita Xavier, Presidente do CREA-SC

 

Rafaela Fontana, representante do CREA Jr-SC no curso de Agronomia da UFSC

 

Para o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, a Semana conecta o conhecimento técnico às demandas do mercado e à responsabilidade profissional dos futuros engenheiros agrônomos. “O CREA-SC apoia e valoriza esse processo de formação, fortalecendo a integração entre universidade, empresas e o Sistema Profissional. Por meio do CREA Jr-SC, buscamos aproximar os estudantes do exercício ético e competente da profissão, preparando-os para contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio e da sociedade.”

 

Representando a comissão organizadora, a acadêmica Rafaela Fontana, que também representa o CREA Jr-SC no curso de Agronomia da UFSC, destaca o aprendizado e a aproximação dos estudantes com o Conselho. “Em nome de toda a comissão organizadora da XI SEAGRO, agradeço ao CREA-SC pela disponibilidade e por todo o apoio. Foi uma semana de muito aprendizado e networking, com o envolvimento de quase 100 acadêmicos. Muitos ainda não conheciam o CREA-SC, então foi uma oportunidade para estreitar essa relação e apresentar o CREA Jr-SC e todos os benefícios do programa.”

 

 

 

 

50 anos do curso de Agronomia da UFSC

 

 

Para o coordenador do curso professor Tiago Olivoto, a semana acadêmica tem um significado especial por coincidir com a comemoração dos 50 anos de história do curso de Agronomia da UFSC. “É um momento de profunda reflexão sobre nosso legado e, principalmente, sobre as oportunidades que criamos para o futuro. A semana acadêmica foi uma oportunidade incrível de conectar nossos alunos diretamente com as realidades do mercado e com o sistema profissional que os acolherá. Ver o empenho deles na organização e participação enche-nos de orgulho e nos dá a certeza de que estamos formando profissionais não apenas competentes, mas engajados e prontos para os próximos 50 anos de desafios.”

Professor Alexandre Lenzi, do curso de Agronomia da UFSC.

 

 

O professor Alexandre Lenzi destaca que a Semana é essencial para a formação dos futuros engenheiros e que o apoio do CREA-SC foi decisivo para o sucesso do evento, realizado pela primeira vez na sede do Conselho. “Cerca de 40% dos alunos já são membros do Programa CREA Jr-SC. Profissionalmente, essa integração com o CREA é fundamental para compreender a importância das atividades que irão desenvolver após a formatura”, afirma. O professor pontou também os 50 anos do curso de Agronomia, atuando e colaborando no desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão em Santa Catarina e no Brasil. Nestas cinco décadas, foram 2.648 profissionais formados.

 

 

 

Prof. Tiago Olicoto, coordenador do curso e a comissão organizadora da XI Semana Acadêmica de Agronomia da UFSC

 

Comissão organizadora da XI Semana Acadêmica de Agronomia da UFSC, o presidente do CREA-SC Kita Xavier e o chefe de gabinete Felipe Penter.

 

Tecnologia, finanças e assistência técnica

 

O primeiro dia de programação trouxe temas ligados à tecnologia, gestão e inovação na agropecuária, com palestras da Agriness, sobre tecnologia para suínos e aves; da EQI Investimentos, abordando educação financeira; e do Senar, com a palestra “O papel da assistência técnica e gerencial no agro”. À tarde, a empresa Hexagon apresentou soluções em agricultura de precisão.

 

Empreendedorismo e práticas sustentáveis

 

Na terça-feira, a programação começou com palestra da Agroconsult, seguida da apresentação da Hortifuturo, sobre empreendedorismo e inovação no setor hortifrutícola. Durante a tarde, o destaque ficou para o minicurso realizado na Adega Nacional, conduzido por Carol Zimmermann e Keila Aloy, com foco em produção e manejo de videiras e vinhos.

 

Drones e cervejas artesanais no campo

 

O terceiro dia teve início com a CredCREA, que apresentou aos estudantes os benefícios e oportunidades de crédito para profissionais e estudantes. O CIRAM abordou o tema das mudanças climáticas e seus impactos na agricultura. À tarde, dois minicursos marcaram a programação: o uso de drones na agricultura, ministrado por Mikael Santos, e o processo de produção de cervejas artesanais, conduzido por Wilmar Vanin e Cledimar Rogério Lourenzi, ambos realizados nas dependências do CCA.

 

Clima, café e qualidade das carnes

 

A quinta-feira começou com o CIRAM, trazendo discussões sobre mudanças climáticas, seguida de uma palestra técnica sobre produção e mercado de café. À tarde, a empresa Aggrotertium apresentou suas soluções em gestão agrícola, e a FECOAGRO encerrou a programação matutina com um painel sobre cooperativismo e sustentabilidade. Destaque para o minicurso “Qualidade e processamento de carnes”, ministrado pela Drª Sandra Carvalho, no auditório do CCA.

 

Carreiras, nanotecnologia e fertilidade do solo

 

O último dia da SEAGRO abordou temas voltados à empregabilidade e inovação tecnológica no agronegócio, com a palestra da TIMAC Agro sobre programas de trainee, estágios e elaboração de currículos de destaque. A sequência incluiu exposições sobre tecnologia de aplicação de insumos e nanotecnologia no campo, com a Revella, além da palestra de Andrei Zapani, sobre nutrição de plantas e fertilidade do solo. Encerrando o evento, o minicurso “Tecnologia de Aplicação”, ministrado por Michael Mazurana, consolidou o foco prático da semana.