Webinar debate riscos e oportunidades do agronegócio e da infraestrutura no atual contexto econômico
O Webinar realizado na noite desta terça-feira (29), pela UNICREA e Solutio XP com o tema “Agronegócio e infraestrutura: o que esperar no cenário econômico atual?”, foi o primeiro de uma série de eventos que irão debater temas relevantes da engenharia, agronomia e geociências com foco na educação e no mercado profissional.
Os eventos acontecerão bimestralmente com o objetivo de disponibilizar aos profissionais informações e esclarecimentos sobre os principais acontecimentos, pesquisas, tendências, desafios, riscos e oportunidades relacionados às profissões do Sistema Confea/Crea e ao mercado global.
O webinar de ontem foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e está disponível no canal youtube.com/creasc.
Clique aqui para assistir o evento completo.
O Eng. Agr. Celso Lopes de Albuquerque Júnior, assessor da presidência do CREA-SC e coordenador da Unicrea, destacou a importância do evento para abrir a mente e compreender melhor os movimentos que estão acontecendo na economia mundial. Ele ressaltou a importância da participação dos profissionais do Sistema na economia do estado e apresentou a Unicrea, cuja plataforma foi lançada no dia 6 de abril e já conta com cerca de 800 matriculados e mais de 200 membros ativos participando dos cursos e treinamentos disponibilizados.
Graduado pela USP e mestre pela PUC-Rio, o economista Caio Megale, sócio e economista-chefe na XP Investimentos, conduziu o evento apresentando os desdobramentos econômicos para os principais setores que movimentam a economia brasileira frente ao contexto mundial, bem como os riscos e as oportunidades para momento.
Covid-19 e seus impactos; Pós-guerra Rússia X Ucrânia, o que esperar?; Juros, inflação e câmbio: como os setores podem ser afetados ou beneficiados?; Eleições 2022, como os setores podem ser impactados? foram alguns dos temas em debate.
O palestrante apresentou o momento desafiador da economia brasileira e global frente aos impactos da pandemia e do pós-guerra, sobretudo com relação ao tema commodities ou custo de produção. Lembrou ainda que teremos um ano eleitoral e que apesar dos cenários dos candidatos estarem aparentemente desenhados há muitas incertezas do ponto de vista das políticas econômicas.
“Se de um lado a pandemia trouxe a expectativa inicial de um cenário econômico recessivo e deflacionário, de outro trouxe um número expressivo de programas governamentais de transferência de renda do setor público para o privado visando manter a economia aquecida,” explicou.
Tais programas incluem, por exemplo, o Auxilio Brasil, a entrega de cheques pelo governo dos EUA à população, programas de sustentação de empregos para evitar demissões nas empresas, crédito barato, juros baixos, entre outros. “Foi o maior pacote de transferência de recursos da história da economia, cerca de 10% do PIB Global”.
Disse que a consequência foi uma inflação alta nos custos de produção, com aumento de 60% a 65% em muitos insumos, com demandas crescente e dificuldades de transporte e logística.
Segundo ele, 2022 deveria ser um ano de retomada com reajustes e correções nos custos e juros pelos bancos. No entanto, o cenário de conflito internacional causado pela guerra entre Ucrânia e Rússia trouxe novamente uma inflação de mais de 30% em muitos produtos, sobretudo pela alta do petróleo.
Plataforma UNICREA
Acesse unicrea.crea-sc.org.br e conheça nossos cursos, webinars, notícias, parcerias, certificações e inúmeros conteúdos destinados a profissionais registrados, conselheiros, inspetores, funcionários, coordenadores do Creajr, entidades de classe e sociedade em geral.
Para acessar, o profissional irá colocar seu número de registro no Crea-SC e na sequência receberá um e-mail com login e senha. Os cursos podem ser realizados de forma isolada ou em trilhas, e os certificados serão emitidos de acordo com a conclusão dos treinamentos.
VEJA ABAIXO UM VÍDEO TOUR