Start Inovação CREA-SC 2023 marca lançamento da Política de Inovação

Start Inovação CREA-SC 2023 foi o evento que marcou lançamento da Política de Inovação do Conselho, nesta quinta-feira (9), no auditório da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, em Florianópolis. O encontro foi uma oportunidade para o intercâmbio de informações, experiências e soluções desenvolvidas dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua e também pela ACATE e Governo do Estado.

Foram apresentadas novas soluções visando melhorar os serviços e processos com valor agregado aos profissionais, empresas e sociedade, seguindo as novas tendências do mercado. A programação contou com palestras, cases e projetos de Inovação desenvolvidos pela ACATE, CREA-SP, Laboratório de Inovação NIDUS do Governo do Estado e CREA-SC.
Desde 2021, a atual gestão vem trabalhando para inovar os serviços e processos do Crea-SC, facilitando a vida do profissional e dos usuários do Conselho, passando de um processo analógico para digital. A digitalização dos processos trouxe avanços, entre eles a aprovação do Registro de Pessoa Física, que passou de cinco dias para até um dia, a emissão do Acervo Técnico para até 24 horas, além de novas funcionalidades no Sistema Corporativo. Essa transformação digital startou no Programa de Inovação do CREA-SC.
Abertura
Entre as autoridades estavam o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Kita Xavier; o secretário de ciência tecnologia e invocação do estado, Marcelo Fett Alves; o conselheiro federal e vice-presidente do Confea, Eng. Eletric. Evânio Ramos Nicoleit; o diretor de inovação e novos negócios da ACATE, Silvio Kotujansky; a Eng. Civil Kamila Rodrigues da Silva, coordenadora do Comitê Mulher e diretora regional da Inspetoria de Criciúma; e o presidente do Crea-SP, Eng. Telec. Vinicius Marchese Marinelli.
O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Kita Xavier ressaltou a importância do convênio assinado com a ACATE e o lançamento do projeto para direcionar as ações, projetos e serviços com foco na inovação. “Este marco é fundamental para nossas estratégias. Queremos transformar ideias em realidade para continuarmos evoluindo e crescendo nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, unindo forças com os diversos setores do ecossistema da inovação catarinense.”

O secretário de ciência tecnologia e invocação do estado, Marcelo Fett Alves destacou a visão estratégica do governador Jorginho Mello em criar a secretária e desenvolver uma política efetiva para ouvir os diferentes agentes da inovação catarinense que é referencia . “Queremos discutir como Santa Catarina pode se apropriar das inovações conectando os setores produtivos, as entidades e outros.”
O vice-presidente do Confea, Eng. Eletric. Evânio Ramos Nicoleit afirmou que conselho federal está atento e incluiu em seu planejamento uma série de ações direcionadas à inovação. Citou a importância dos diferentes setores presentes incluindo a academia, profissionais, empresas e entidades de classe. Ressaltou que Santa Catarina é referência no Sistema e esta bem representada na diretoria e coordenação do Creajr Nacional. “Queremos levar está experiência aos demais Creas.”
A Eng. Civil Kamila Rodrigues da Silva, agradeceu a oportunidade de representar as mulheres do Sistema Confea/Crea e Mútua no evento, destacando ressaltou a oportunidade de aprendizado e crescimento na área da inovação.
Na sequência foi realizado também o lançamento do Programa de Inovação do MP/SC e TCE-SC em parceria com a ACATE.


























