Quando customizar imóvel pode ser vantajoso para o comprador e incorporadora

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Eng. Civil Claudio R. Falce

claudio@lumisconstrutora.com.br

 

A customização de apartamentos de médio e alto padrão comprados na planta é realizada no Brasil há mais de 20 anos. Em função da mudança do perfil dos compradores, as incorporadoras estão enxergando na personalização das unidades uma vantagem na hora de atrair e reter clientes, especialmente, aqueles inseridos no mercado de luxo.

 

Em Santa Catarina, o serviço de customização é ofertado, em sua maioria, para unidade de médio e alto padrão. Especialmente porque é quando o comprador está disposto a pagar de acordo com as transformações exigidas durante a obra. Mas, quais as vantagens para quem vende e para quem compra um imóvel com flexibilidade de customização? Para as construtoras é uma excelente oportunidade de marketing e vendas, pois gera e agrega valor à marca e ao produto.

 

Incorporadoras focadas no segmento de luxo, por exemplo, ao ofertar a possibilidade de personalização ao seu futuro comprador endossam sua preocupação com a exclusividade. Permitir alterações durante a obra torna-se um argumento de vendas poderoso, já que hoje em dia cada morador quer ter uma unidade única e com identidade própria. O empreendimento deixa de ser um simples edifício de apartamentos padrões e passa a ser um empreendimento com residências verticalizadas personalizadas, diferenciadas, e, sobretudo, exclusivas, da porta para dentro.

 

Existem alguns modelos para se trabalhar com as ofertas de personalizações. Por exemplo, pode-se oferecer um “pacote de kits” com itens possíveis personalizáveis e/ou a personalização total propriamente dita da unidade. Ao considerar esta possibilidade, a incorporadora também sinaliza ao comprador sua preocupação com as necessidades e o perfil de cada morador e o quanto pode ser sua parceira durante a empreitada. O serviço de normalmente é oferecido na assinatura do contrato, durante a comercialização do empreendimento e, em geral, aderido antes da obra ser iniciada, e este é o melhor momento, é na comercialização de imóveis na planta. Tal fato se faz necessário em função do cronograma de execução que precisa ser seguido à risca, especialmente, porque envolve vários departamentos e disciplinas diferentes dos projetos complementares que precisam atuar em conjunto, sendo contabilizados com os demais projetos, garantindo preço e prazo de entrega da unidade.

 

Quando a customização é realizada com antecedência e acordada com segurança, evita possíveis transtornos na entrega das chaves e gastos extras surpresas para o morador, vizinhos e condomínio, além de minimizar o volume de obras com o condomínio operando. Também temos um foco na questão da sustentabilidade ambiental, pois quando o serviço é realizado após a entrega de chaves, gera mais resíduo do que quando executado durante a obra. Outra grande vantagem para quem compra na planta e adere à customização é o desgaste desnecessário com gerenciamento de fornecedores e reformas estruturais. Ao morador cabe garantir em contrato com a incorporadora as alterações prévias e com bastante antecedência e aguardar a unidade personalizada.

 

Entre os itens mais solicitados durante a personalização estão o aumento de pontos elétricos, customização de pontos hidro sanitários de acordo com os projetos de móveis das áreas úmidas, rebaixamento em forros de gesso, substituição de revestimentos de pisos e paredes, as modificações não estruturais nos layouts das unidades (opção de plantas) e a troca de acabamento e acessórios como louças e metais.

 

É importante destacar que modificações realizadas fora dos projetos estabelecidos pela incorporadora perdem a garantia. Entretanto, o serviço de customização, mesmo com as modificações previamente acordadas e administradas pela incorporadora, assegura as garantias usuais de mercado para os moradores.

 

 

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