Projeto Argaglass desenvolvido por acadêmicos da Unifebe é destaque nacional em premiação do IEL de inovação na construção civil

Acadêmicos da Unifebe Brusque recebem o troféu de 2 lugar no Prêmio IEL de Inovação da Construção Civil. Foto Edinaldo Rodrigues / IEL
O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) garantiu o segundo lugar na categoria Edificações do Prêmio IEL de Talentos da Construção com o projeto “Argamassa colante com vidro reciclado”, desenvolvido pelos acadêmicos Eduarda Molinari Dognini, João Victor dos Reis e Milena Justi de Mello, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do professor Elias Riffel. A iniciativa, que alia inovação e sustentabilidade, foi apresentada dia 26.09 no Rio de Janeiro e se destacou entre os 158 projetos inscritos de instituições de ensino de todo o país.
A acadêmica de Engenharia Civil Eduarda Dognini, também coordenadora adjunta do CREA Júnior Regional Brusque, ressaltou a importância da experiência para sua formação. “Apresentar o que desenvolvemos aqui e ainda poder conversar com estudantes e profissionais de todo o Brasil é uma oportunidade ímpar. Além disso, na nossa área, o networking é essencial. O engajamento em eventos e projetos durante a graduação faz toda a diferença para entrarmos no mercado mais preparados”, avaliou.
O projeto, denominado como Argaglass, propõe substituir até 20% do cimento da argamassa por pó de vidro reciclado — solução que reduz custos, emissões de CO₂ e incentiva a economia circular. Os testes apontaram desempenho térmico superior a 1.200°C, viabilizando o uso do material em ambientes agressivos, como churrasqueiras e piscinas. Além de sustentabilidade, a proposta valoriza a participação de cooperativas locais na transformação do vidro em matéria-prima para a construção.
Saiba mais sobre o projeto aqui
Fonte: Portal Unifebe





