Profissionais do CREA-SC levam conhecimento técnico e protagonismo à 80ª SOEA e ao 12º CNP em Vitória (ES)
Delegação catarinense reúne diretores, conselheiros, inspetores, representantes de entidades de classe e colaboradores com participação em palestras e mediações sobre o futuro da Engenharia, Agronomia e Geociências com apoio da Mútua
A 80ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), realizada de 6 a 9 de outubro, e o 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), nos dias 10 e 11, em Vitória (ES), reúnem milhares de profissionais de todo o país em um dos maiores encontros do Sistema Confea/Crea e Mútua.
A programação, com mais de 300 horas de atividades e mais de 200 palestrantes, tem como tema central “Projetando Caminhos para o Futuro do Brasil” e busca apresentar soluções e propostas que possam inspirar gestores e fortalecer o papel das engenharias na construção de um país mais eficiente e sustentável.
O CREA-SC participa com uma delegação formada por profissionais, conselheiros, inspetores, representantes de entidades de classe e colaboradores, com apoio da Mútua, reforçando a representatividade catarinense e o compromisso com a troca de experiências e o fortalecimento do Sistema.
Durante a abertura, o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese ressaltou a importância de reunir, em um mesmo ambiente, profissionais de todo o país comprometidos com a Engenharia, da Agronomia e das Geociências. “O Sistema precisa se tornar uma ferramenta de gestão pública. O papel do Confea é simplificar e fortalecer o trabalho dos profissionais”, afirmou.
Clique aqui e leia matéria completa da abertura.

Eng. Agrônoma Rosicler Maria Vanti, indicada pelo CREA-SC, foi premiada com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea, ao lado do presidente Kita Xavier
Inovação, valorização e sustentabilidade
Profissionais de Santa Catarina participam da programação em painéis e fóruns temáticos, levando ao público conhecimento, experiências técnicas e iniciativas desenvolvidas no estado.
Para o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, a presença catarinense reflete o protagonismo e a qualidade técnica dos profissionais do estado. “Eventos como a SOEA e o CNP são fundamentais para aproximar os profissionais, compartilhar conhecimento e discutir os desafios da Engenharia diante das transformações do mundo contemporâneo. Os representantes do CREA-SC têm contribuído com experiências práticas e soluções que reforçam o papel técnico e social das nossas profissões”, destacou Kita.
Profissionais catarinenses em destaque
No dia 7 de outubro, o Eng. Darlessandro Ribeiro, presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ACEST), participa do painel Transformação Digital na Engenharia de Segurança do Trabalho – Inovações para a prevenção e gestão de risco.
Já a Eng. Késia Alves, coordenadora do Comitê BIM CREA-SC, participa de um debate sobre Valorização das Engenharias – O profissional e o BIM, apresentando as vantagens da metodologia BIM e a importância da capacitação profissional e da integração de processos digitais nos projetos.
Do Campo ao Copo – Novas Tecnologias, Tendências e Responsabilidade Técnica na Indústria Cervejeira conta com a participação da Eng. Fernanda Meybom Machado, assessora técnica do CREA-SC, abordando as boas práticas e o papel da responsabilidade técnica na indústria cervejeira, um dos setores que mais crescem em Santa Catarina.
A Engenharia Pública tema amplamente debatido nas últimas edições do evento, trás a participação do Eng. Eduardo Irani, conselheiro do CREA-SC, destacando a importância deste instrumento para o desenvolvimento social e acesso à infraestrutura em municípios de pequeno porte.
Victor Andreazza, coordenador-adjunto do CREA Jr, representou os jovens profissionais catarinenses abordando a importância do engajamento estudantil e da formação de novas lideranças no Sistema Confea/Crea e Mútua no painel Fórum Jovem: Um novo olhar para o futuro.
No dia 9 de outubro, o painel Inovação e Tendências em QAI (Qualidade do Ar Interior), conta com a presença do Eng. Osny do Amaral Filho – Membro da Comissão Temática Ctavacr – Confea. Osny apresenta um panorama sobre a situação das leis de Qualidade do Ar Interior no Brasil, destacando a necessidade de regulamentações e atualização das normas técnicas.
Moderação catarinense: protagonismo nos debates nacionais
Os representantes do CREA-SC também desempenharam papel como moderadores. No dia 7 de outubro, o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier direciona as discussões sobre Plano Diretor na Construção de Cidades Inteligentes e no dia 8, conduz o painel sobre Os Desafios da Infraestrutura Rodoviária no Brasil. O diretor de benefícios da Mútua, Eng.. Evânio Nicoleit, também modera as discussões sobre Mobilidade Urbana e Acessibilidade: Desafios Atuais e Futuros para a Inclusão PCD.