Presidente Kita palestra em seminário sobre infraestrutura no TCE/SC

image_pdf

 

O presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, participou do 4º Seminário de Desenvolvimento e Infraestrutura, realizado no último dia 9 de setembro, no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis. O evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da iniciativa privada para debater parcerias e inovações em infraestrutura.

 

Kita Xavier integrou o painel “As PPPs e a mobilidade urbana”, ao lado do ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, e de Renata Dantas, do Banco Mundial. Durante sua participação, o presidente do CREA-SC destacou a relevância da engenharia e dos profissionais do setor em projetos que visam qualificar a infraestrutura, sobretudo em áreas críticas como transporte, saneamento e mobilidade urbana.

 

 

“A engenharia é protagonista neste processo. Precisamos de projetos de longo prazo, sustentáveis e juridicamente seguros para atrair investimentos e transformar a mobilidade em prioridade. Infraestrutura bem planejada significa mais qualidade de vida e desenvolvimento para Santa Catarina,” ressaltou.

 

Concessões e inovação em infraestrutura

 

Organizado pelo TCE/SC em parceria com a OAB-SC, o seminário reuniu autoridades e especialistas para discutir soluções para os gargalos da infraestrutura no Brasil.

 

O painel dedicado à dimensão financeira nas PPPs, com representantes do Tesouro Nacional, da Secretaria de Estado da Fazenda e do BRDE. Em seguida, ocorreu o debate sobre a nova lei de PPPs e concessões, com especialistas em engenharia, direito público e consultoria jurídica.

 

À tarde, a palestra magna “O mercado de concessões e PPPs: oportunidades, riscos e tendências” foi ministrada por Marco Aurélio de Barcelos Silva, diretor-presidente da ABCR. O painel sobre as Particularidades de licitar uma PPP contou com especialistas em processos licitatórios do TCE/PE, da B3 e da CCON.

 

O seminário encerrou com o tema “Regionalização do saneamento em Santa Catarina”, reunindo especialistas, prefeitos e entidades para discutir os impactos das novas regras e modelos de gestão para o setor.