Guia prático de conflito de interesses fortalece governança e ética no Conselho
Guia orienta como identificar, prevenir e tratar situações que possam comprometer a imparcialidade nas decisões ou atividades do CREA-SC
O CREA-SC deu mais um passo em direção à promoção de uma cultura organizacional ética e inclusiva, com o lançamento do Guia Prático – Conflito de Interesses. A aprovação da Portaria nº 338/2024, na plenária de 6 de dezembro de 2024, oficializou a Política de Conflito de Interesses e a Política de Prevenção, marcando o compromisso da gestão com a integridade e a transparência no ambiente de trabalho.
O guia orienta como identificar, prevenir e tratar situações que possam comprometer a imparcialidade nas decisões ou atividades do CREA-SC. Ele é aplicável a todos os agentes públicos ligados ao Conselho e traz conceitos como conflitos de interesse reais, potenciais e aparentes, além de orientações sobre como agir em caso de dúvida ou ocorrência.
Entre as orientações estão: declarações obrigatórias de impedimento, a criação de uma Comissão de Análise de Conflito de Interesses, além de ações de capacitação, voltadas ao fortalecimento da ética na instituição.

Compromisso com a ética e governança
O presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, destacou a relevância do documento como ferramenta para fortalecer a cultura de integridade. “O Guia Prático – Conflito de Interesses representa um compromisso com a governança, a ética e a transparência. Queremos que diretores, conselheiros, inspetores e colaboradores, estejam preparados para lidar com as situações de forma justa e responsável, alinhando-se às melhores práticas institucionais e às demandas da sociedade”, afirmou.
Excelência nos serviços
O lançamento do Guia integra um conjunto de três documentos aprovados na plenária de dezembro. Juntamente com o Manual de Conduta Ética e a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação, o guia reforça os esforços para consolidar sua governança e atender às expectativas da sociedade com transparência e responsabilidade.
O material já está disponível para consulta e utilização por todos os agentes públicos ligados ao Conselho, que também terão acesso a capacitações e canais de orientação para esclarecer dúvidas.
Leia também:
Crea-SC reforça ética, governança e segurança no trabalho com novas políticas





