Feira Tecnológica reúne mais de 110 expositores de inovação, pesquisa e empreendedorismo durante o CREA Summit 2025

Feira Tecnológica destaca-se como espaço de network com modelos de negócios, startups, projetos de pesquisa e soluções tecnológicas
Evento reúne startups, universidades, órgãos governamentais e empresas em Balneário Camboriú para debater o futuro da engenharia, agronomia e geociências
Nos dias 25 e 26 de julho, o Expocentro de Balneário Camboriú será o centro da inovação e da tecnologia com a realização do CREA Summit 2025, promovido pelo CREA-SC, com apoio da Confea, Mútua e Credcrea. O evento é gratuito e reúne profissionais, estudantes, empreendedores, representantes de órgãos públicos e especialistas ligadas à engenharia, agronomia e geociências para uma programação intensa de palestras, painéis temáticos, workshops e uma feira tecnológica com mais de 110 estandes.
A Feira Tecnológica será uma das principais atrações do evento, destacando-se como um espaço de integração entre os agentes do ecossistema da inovação unificando o setor empresarial, universidades e órgãos públicos. Distribuída em três ambientes temáticos e um institucional, o espaço reúne modelos de negócios, startups, projetos de pesquisa e soluções tecnológicas voltadas à inovação, ao empreendedorismo, ao desenvolvimento sustentável e à engenharia do futuro.
Para o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, o evento simboliza o compromisso do Conselho com o fortalecimento do setor tecnológico e a promoção de um ambiente de conexões. “A Feira Tecnológica do CREA Summit é essencial para promover a interação entre os diferentes agentes do ecossistema tecnológico, consolidando Santa Catarina como referência na engenharia, agronomia e geociências”, afirmou.
Confira matéria completa sobre os temas e palestrantes
Acesse aqui a programação completa e expositores

CREA Summit vai reunir 2 mil pessoas em dois dias de imersão sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e o futuro da engenharia, da agronomia e das geociências
Startups apresentam soluções aos desafios tecnológicos
Um dos ambientes será composto por 55 startups que integram as verticais de negócios da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), em parceria com o CREA-SC. Elas estarão organizadas em cinco áreas estratégicas: Agtech, Energia, Manufatura, Construtech e Smart Cities. Criadas com base no associativismo e na troca de experiências entre empreendedores de nichos semelhantes, as verticais estimulam a formação de comunidades de inovação com foco em resultados concretos.
Entre os expositores está a Gás Orgânico, que oferece soluções em biogás, biometano e cogeração de energia, promovendo a sustentabilidade e segurança energética. A BlueTech Liquid, originada em Camboriú, apresenta tecnologias para transporte e armazenamento eficiente de água potável, atendendo deficiências do setor. Já a Aggrotertium, com quase uma década de experiência, oferece consultoria especializada e inteligência estratégica para o agronegócio, transformando dados em soluções práticas para o campo.
Universidades e CREA Jr-SC revelam talentos, projetos e veículos de competição
A união entre Instituições de Ensino Superior (IES) e o Programa CREA Jr-SC estará representada em um ambiente inspirador com projetos acadêmicos de startups, protótipos e veículos de competição. No total serão apresentadas sete iniciativas incluindo um foguete, um barco solar, um carro de competição, um avião, um braço robótico e outros.
Entre os expositores está a VentoSul, equipe multidisciplinar da UFSC reconhecida mundialmente em competições de barcos movidos a energia solar. Da Univille, o Projeto de Robótica traz o desenvolvimento de braços robóticos autônomos, promovendo a integração entre conhecimento técnico e prática colaborativa. Já a FórmulaCEM, apresentará o carro que venceu a categoria de eficiência energética na competição Fórmula SAE Brasil, com destaque para sua performance de baixo consumo. A equipe Nisus Aerodesign, também da UFSC Joinville, desenvolve aeronaves de pequeno porte voltadas a competições acadêmicas, aplicando conceitos de ciência, tecnologia e engenharia e a inovação no setor aeroespacial.
Para Rodrigo Espíndola, assessor do Programa CREA Jr-SC, esta edição simboliza a consolidação da chamada Tríplice Hélice da Inovação, que une academia, setor produtivo e poder público. “A grande conquista deste ano é a presença mais efetiva das universidades e do Programa CREA Jr SC, além da forte participação de empresas e instituições governamentais.” Espíndola explica que este modelo colaborativo promove e facilita a validação projetos de inovação, gerando desenvolvimento econômico e social.
Aceleradas apresentam soluções tecnológicas e sustentáveis
Outro ambiente da Feira tecnológica reúne 25 empresas do setor tecnológico. O Programa CREA Acelera, por exemplo, tem como objetivo melhorar a produtividade, lucratividade e competitividade das empresas que atuam nas áreas de engenharia, agronomia e geociências. Esta parceria entre o Crea-SC e o Sebrae oferece para empresas um suporte para seu crescimento.
Empresas como a Ambiental Referência, especializada em soluções integradas para os setores ambiental, civil e de saneamento, vão apresentar projetos que simplificam processos complexos com foco em sustentabilidade. Já a Energtech Energia Solar, fundada por engenheiros catarinenses, traz projetos voltados à energia limpa, como usinas fotovoltaicas e redes de distribuição inteligentes.
Eduardo Bridi, coordenador do Programa Crea Acelera, destaca que a oportunidade oferecida pelo Crea-SC às empresas aceleradas é uma grande vitrine para que apresentem suas soluções, serviços e produtos, além de estabelecerem conexões valiosas com o ecossistema da engenharia, tecnologia e inovação. “A cada edição, vemos ideias ganhando forma, soluções sendo aplicadas na prática e profissionais sendo valorizados por sua capacidade de transformar conhecimento técnico em impacto real,” comenta.
Interação institucional no coração do evento
No corredor central do Expocentro, interligando os palcos das palestras, estará o ambiente institucional com estandes do CREA-SC, CONFEA e MÚTUA, além da Credcrea Cooperativa de Crédito. Este espaço será essencial na interação com o público, apresentando os serviços e projetos do Sistema, promovendo o engajamento de profissionais, empresas e estudantes e fortalecendo o vínculo entre Conselho e sociedade.
Adriano Comin – Jornalista AICOM/CREA-SC