FEAGRO-SC promove primeiro curso estadual sobre Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

image_pdf

 

 

Capacitação online qualifica profissionais do Sistema Confea/Crea para atuação com o Plano ABC+ em Santa Catarina

 

A Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (FEAGRO-SC) realizou nos dias 15 e 16.12, o 1º Curso Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O CREA-SC apoiou por meio da Política de Patrocínio. O evento, 100% online, teve como objetivo capacitar profissionais do Sistema Confea/Crea, especialmente engenheiros agrônomos, para a elaboração de projetos alinhados ao Plano ABC+ SC (2020–2030).

 

 

A iniciativa busca fortalecer a atuação técnica junto aos produtores rurais catarinenses, ampliando o acesso às linhas de crédito subsidiado voltadas à adoção de práticas sustentáveis, além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e o aumento da competitividade do agronegócio.

 

 

De acordo com o diretor-presidente da FEAGRO-SC, Mario Alvaro Aloisio Verissimo, o Plano ABC+ é hoje a principal estratégia brasileira para uma agricultura mais sustentável.

 

 

“Com este curso, queremos equipar os profissionais com o conhecimento técnico necessário para orientar os produtores na implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono e também capacitá-los para acessar as linhas de crédito disponíveis para essas práticas”, destacou.

 

 

Compromisso institucional com a sustentabilidade

 

Para o chefe de gabinete do CREA-SC, eng. Felipe Penter, o apoio da autarquia ao curso reforça o papel estratégico dos profissionais da agronomia no desenvolvimento sustentável do Estado.

 

 

“O CREA-SC entende que a capacitação técnica é fundamental para que os profissionais estejam preparados para os novos desafios da agropecuária. O Plano ABC+ exige conhecimento especializado, responsabilidade técnica e visão de futuro, e este curso contribui diretamente para qualificar os engenheiros que atuam na linha de frente do setor produtivo”, afirmou.

 

 

 

Engenheiro agrônomo e extensionista rural da Epagri, Humberto Bicca Neto, integrante da Coordenação Estadual do ABC

 

 

Parcerias técnicas e programação

 

O curso contou com apoio institucional do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ SC, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAPE), além da parceria técnica da Epagri, do CDER/SC – Colégio das Entidades do Sistema Confea/Crea e do movimento Novos Rumos da Engenharia.

 

 

A programação incluiu painéis ministrados pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural da Epagri, Humberto Bicca Neto, integrante da Coordenação Estadual do ABC+. Entre os temas abordados estiveram os fundamentos da agricultura de baixo carbono e a aplicação prática de tecnologias como integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), recuperação de pastagens degradadas, tratamento de dejetos animais e sistema plantio direto.

 

 

Segundo o especialista, a capacitação é essencial para difundir as tecnologias do Plano ABC+ e ampliar o acesso dos produtores às políticas públicas.

 

 

“As tecnologias envolvidas permitem maior resiliência dos sistemas produtivos frente às mudanças climáticas, aumentam a produtividade, reduzem custos e garantem acesso a mercados cada vez mais exigentes”, ressaltou.