Dia Internacional do Idoso: Entenda como o cooperativismo de crédito pode complementar a renda na aposentadoria

image_pdf

 

No Brasil, sete em cada dez aposentados recebem apenas o piso previdenciário. Nesse cenário, a CredCrea tem reforçado sua atuação em previdência privada e consultoria financeira, oferecendo condições mais acessíveis e orientações especializadas para que cada cooperado transforme pequenas contribuições em segurança no futuro.

 

A CredCrea, cooperativa de crédito voltada a engenheiros, arquitetos e profissionais da tecnologia, tem intensificado sua atuação em previdência privada e consultoria financeira diante de um dado que preocupa: em dezembro de 2024, o sistema previdenciário brasileiro pagou 40,7 milhões de benefícios, dos quais 28,5 milhões tiveram valor equivalente a apenas um salário-mínimo.

 

Para estimular o planejamento de longo prazo, a cooperativa oferece previdência privada em parceria com a Quanta Previdência. Com essa parceria, os cooperados têm acesso à menor taxa de administração do mercado, de 0,25% ao ano. A cooperativa também não abre mão da consultoria presencial, próxima e especializada nos postos de atendimento e na sede administrativa, onde orienta os aportes conforme cada fase da vida, com olhar atento ao perfil com menos intimidades com o atendimento digitalizado, uma forte característica das grandes marcas de bancos da atualidade.

 

Neste sentido, as estatísticas da FenaPrevi reforçam a importância de abrir espaço para alertar a sociedade sobre a importância de se planejar uma renda complementar na aposentadoria: em abril de 2025, o mercado de previdência privada aberta somava cerca de 11 milhões de participantes e 13,6 milhões de planos ativos, totalizando apenas cerca de 7% da população adulta brasileira.

 

A importância do planejamento

Para Micaella Sedrez dos Santos, Coordenadora de Produtos e Negócios da CredCrea, a falta de planejamento é o principal entrave. “De modo geral, as pessoas não costumam pensar no futuro e se preocupar com a aposentadoria. Com a longevidade aumentando, depender apenas do benefício básico não é uma opção. Precisamos falar mais sobre planejamento financeiro e de aposentadoria.”

 

Começar cedo faz a diferença

 

A Coordenadora de Produtos e Negócios acompanha o perfil financeiro dos cooperados da CredCrea e reforça que há espaço para ampliar a cultura de planejamento de longo prazo. “Um jovem que inicia sua previdência já constrói uma base sólida para o futuro. Esse planejamento pode inclusive começar pelos pais, que podem aportar valores em nome dos filhos, garantindo conforto e tranquilidade lá na frente.”

 

Outro ponto ressaltado é que não é preciso esperar ter muito dinheiro para iniciar. “Se eu investir hoje 50 reais por mês, com 18 anos, quanto terei quando fizer 50? O resultado será muito melhor do que não investir nada. O importante é dar o primeiro passo e revisar as contribuições de acordo com a realidade de cada momento.”

 

O papel do cooperativismo

Segundo Micaella, o modelo cooperativista fortalece a autonomia financeira no longo prazo ao combinar taxas reduzidas, retorno das sobras e soluções voltadas ao futuro, como a previdência privada. “Para a CredCrea, essa é a base para que mais brasileiros conquistem uma aposentadoria estável e independente”, conclui.