Crea-SC participa da sistematização de propostas do 12º CNP que podem orientar políticas públicas

image_pdf

 

Na última terça-feira (26), foram definidas as 60 propostas que serão encaminhadas para o 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em Vitória (ES), entre 9 e 11 de outubro, que tem como tema central: “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”. O engenheiro Felipe Penter, coordenador do 15º Congresso Estadual de Profissionais de Santa Catarina (CEP-SC), integrou o grupo responsável por analisar as 263 propostas enviadas por profissionais de todo o país.

 

Engenheiro Felipe Penter, coordenador do 15º CEP

 

Ao abrir os trabalhos da etapa de sistematização das propostas, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, ressaltou o compromisso social do Sistema Confea/Crea e Mútua ao definir as propostas que vão nortear os debates do CNP. “Nos congressos anteriores, o aproveitamento das propostas era pouco expressivo. Com a nova modelagem, mais alinhada às necessidades da sociedade, estamos direcionando o Sistema para contribuir efetivamente com a gestão pública. Assim, fortalecemos também a valorização profissional, pois deixamos o campo do discurso e avançamos para a prática.”, disse Vinicius.

 

Conheça as propostas aprovadas

 

Das 263 propostas recebidas, 60 foram selecionadas e estão disponíveis para consulta.

Essas propostas foram escolhidas com base em critérios como pertinência temática, clareza, viabilidade de implementação e, especialmente, aderência ao Índice de Progresso Social (IPS): uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população brasileira de forma multidimensional. O alinhamento com o IPS garante que as propostas tenham potencial para gerar impacto social mensurável, contribuindo para cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.

 

 

Ao final do evento, o presidente Vinicius sugeriu que cada Crea elabore uma nota técnica reunindo todas as propostas do estado para ser entregue aos respectivos governadores. “Para além das 60 propostas que seguirão para o CNP, vejo muitas outras ideias interessantes que podem e devem ser aproveitadas nos estados. Por isso, vamos encaminhar um caderno com as propostas não selecionadas, para que sirvam de subsídio e, quem sabe, possam ser implementadas localmente. Aqui no Confea, já identifiquei propostas que não avançaram para a próxima etapa do CNP, mas que podem se tornar tema de grupos de trabalho.”, divulgou.