CREA-SC marca presença no COMAC SC

Entre os dias 2 e 4 de setembro, o Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú, recebeu o COMAC SC — Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina. O evento, promovido pela FECAM, reuniu prefeitos, secretários, parlamentares e gestores públicos em torno dos novos rumos da administração municipal, com foco em inovação, sustentabilidade e boas práticas de gestão. O CREA-SC marcou presença já no primeiro dia, quando o presidente Kita Xavier acompanhou a solenidade de abertura ao lado de representantes de entidades e gestores municipais. A diretora financeira do Conselho, engª. Fernanda Vanhoni também prestigiou o evento.

A presença do CREA-SC no COMAC SC reforça o papel do Conselho como parceiro estratégico das administrações municipais
Ao comentar sobre o congresso, Kita Xavier destacou a importância da engenharia para o desenvolvimento dos municípios catarinenses. “Eventos como o COMAC SC reforçam a importância de unir esforços entre gestores públicos e os Conselhos Regionais. A engenharia é peça-chave para garantir soluções inovadoras, sustentáveis e eficientes nas cidades de Santa Catarina”, afirmou.
Durante a programação, o presidente também percorreu os estandes da feira, conhecendo iniciativas, soluções e tecnologias voltadas à gestão pública, reforçando o diálogo do CREA-SC com diferentes setores.
Com mais de 142 palestrantes distribuídos em diversos palcos simultâneos, o congresso favoreceu a troca de experiências e o networking entre representantes de diferentes regiões do Estado.



Head de Inovação do CREA-SC, Rhuan Bittencourt. Foto Cristina Gallo
Engenharia e inovação para transformar as cidades
O Head de Inovação do CREA-SC, Rhuan Bittencourt, apresentou a palestra “Engenharia e Inovação nas Cidades”, destacando como a Engenharia a Agronomia e Geociências desempenham papel central na construção de cidades mais humanas, sustentáveis e inteligentes.
O encontro abordou os desafios da urbanização acelerada, das mudanças climáticas, da mobilidade urbana, da eficiência energética e da revitalização de espaços, ressaltando a necessidade de integrar poder público, sociedade civil, mercado e instituições de conhecimento para enfrentar esses cenários complexos.
Entre as soluções apresentadas, ganharam destaque as novas tecnologias aplicadas à gestão urbana, como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, gêmeos digitais e redes 5G/6G. Casos internacionais, como os da Finlândia, Dinamarca, Japão, Seul e Estônia, foram citados, a exemplo da coleta de dados e simulação em tempo real com gêmeos digitais, que podem melhorar a tomada de decisão, prevenir desastres e otimizar serviços públicos.

Foto: Cristina Gallo
A palestra também destacou iniciativas já conduzidas pelo CREA-SC, como o Programa de Acessibilidade – com adesão de mais de 30 prefeituras –, o Comitê de Gestão de Crise para mitigação de riscos, e o Circuito CREA de Inovação, que apoia eventos, startups e ambientes de inovação em Santa Catarina.
Encerrando a apresentação, Rhuan Bittencourt reforçou a importância da colaboração entre atores do ecossistema de inovação – empresas, universidades, entidades de classe, órgãos públicos e sociedade civil – para gerar soluções que melhorem continuamente a qualidade de vida da população.
“Juntos, podemos construir cidades mais humanas”, destacou.





