CREA-SC e UFSC Joinville firmam acordo para fortalecer formação de estudantes de engenharia
Na última segunda-feira (8), o CREA-SC e o Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville oficializaram Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico, profissional e comportamental dos estudantes dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea.
A solenidade contou com a presença do presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, do diretor do Centro Tecnológico da UFSC Campus Joinville, prof. Diego Santos Greff, do professor Modesto Hurtado Ferrer, responsável pelo convênio e do assessor do Programa CREA Jr-SC, Rodrigo Espíndola.
Pelo acordo, a UFSC Joinville se compromete a reconhecer o Programa CREA Jr-SC como projeto de extensão, apoiar a mobilização de estudantes e professores, disponibilizar espaços físicos e infraestrutura, além de possibilitar o reconhecimento das atividades como horas complementares. Já o CREA-SC, por meio do CREA Jr-SC, será responsável por promover eventos formativos, mentorias, visitas técnicas, apoiar semanas acadêmicas, articular oportunidades de inovação e fornecer certificações oficiais aos participantes.
O grupo visitou os laboratórios da UFSC e conheceu os projetos desenvolvidos no campus que envolvem inovação, tecnologia e integração com a sociedade.
Para o presidente do CREA-SC, a parceria reforça o compromisso do Conselho com a formação e valorização dos futuros profissionais. “Este acordo fortalece a integração entre a universidade e o sistema oferecendo aos estudantes experiências, oportunidades de formação e maior aproximação com o mercado. O CREA pode colaborar investindo e transformando nossa comunidade e a vida das pessoas. Hoje conhecemos vários projetos e vimos o quanto podemos contribuir,” destacou Kita Xavier.
O diretor do Centro Tecnológico da UFSC Joinville também ressaltou a importância da cooperação. “É uma possibilidade nova de interação do CREA-SC com o nosso campus. Durante a visita apresentamos uma amostra do que é desenvolvido aqui em diferentes áreas da engenharia. Esperamos que essa parceria aumente o engajamento dos nossos futuros engenheiros e engenheiras, fortalecendo tanto a universidade quanto o sistema profissional”, afirmou o prof. Diego Santos Greff.
O acordo terá vigência inicial de cinco anos, podendo ser renovado, e integra a política do CREA-SC de aproximação com as instituições de ensino superior, incentivando a participação ativa dos acadêmicos no sistema Confea/Crea.