CREA-SC disponibiliza 11 novos veículos para aprimorar atividades de fiscalização

image_pdf

 

 

 

 

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) está renovando a frota de carros da fiscalização. Na tarde desta quinta-feira (06/03), foram disponibilizados 11 novos veículos Hyundai HB20 1.0 Confort 2025. A entrega das chaves aos fiscais aconteceu na sede do Conselho, em Florianópolis.

 

O objetivo, segundo o presidente Eng. Kita Xavier, é o aprimoramento das atividades. “Estamos buscando a excelência dos serviços, seja por meio do investimento em novas tecnologias e equipamentos, seja através do planejamento e gestão dos processos”, afirmou reforçando a missão de atuar com efetividade na fiscalização do exercício ilegal da profissão e na valorização dos profissionais,

 

Também participaram o gerente do departamento de fiscalização, Eng. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke e o gerente de logística, Adriano Garcez.

 

 

Os recursos para a aquisição dos veículos são do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua, especificamente do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização (Prodesu/Prodafisc). Por meio do convênio 036/2024, o Confea disponibilizou R$ 929.500,00 em recursos.

 

O gerente de logística Adriano Garcez explica que os critérios para substituição da frota incluíram produtividade, quilometragem e o ano de fabricação. As inspetorias contempladas foram Itajaí, Rio do Sul, Curitibanos, Canoinhas, Brusque, Criciúma, Tubarão e São José. Os carros substituídos serão leiloados em processo que inicia na segunda quinzena de março.

 

Atualmente, o CREA-SC conta com uma equipe de 56 agentes fiscais distribuídos em 30 inspetorias e escritórios regionais. A fiscalização atua de forma orientativa, coibindo a atuação de leigos e exigindo a documentação necessária as atividades de engenharia, agronomia e geociências.

 

“O trabalho da fiscalização é garantir que atividades que exijam conhecimento técnico especializado tenham a presença de profissional registrado no CREA-SC”, reforça Kita.