Conselho reforça presença regional com inspetorias conectadas e valorização profissional
Novas estruturas nas regionais e ações coordenadas nos colegiados de inspetores aproximam o Conselho das realidades produtivas de cada região.

Obras da nova sede da Inspetoria de Joinville que será inaugurada no 1º semestre de 2026.
Mesmo com todos os serviços digitais, o CREA-SC tem ampliado o papel das inspetorias como núcleos de relacionamento e integração profissional. Além do atendimento presencial, as regionais passaram a sediar coworkings, reuniões técnicas, encontros profissionais e eventos de capacitação e inovação que aproximam o Conselho das demandas específicas de cada região.
Para fortalecer essa atuação, os colégios de inspetores vêm contribuindo diretamente para alinhar prioridades, promover integração entre as regionais e orientar ações estratégicas que atendam às características econômicas e profissionais de cada localidade — especialmente na fiscalização e interação com os profissionais.
“As inspetorias são a porta de entrada do CREA-SC em cada região. Elas representam nossa presença no Estado, conectam o Conselho ao dia a dia dos profissionais e fortalecem o desenvolvimento local. Mesmo com os serviços 100% digitais, seguimos próximos das empresas, universidades e entidades de classe, ampliando os espaços de diálogo e de inovação, valorizando a engenharia, a agronomia e as geociências”, afirma o Eng. Kita Xavier, presidente do CREA-SC.

Nova Inspetoria Regional de Blumenau inaugurada no início de novembro.

Construção da Inspetoria Regional de Araranguá com previsão de inauguração no 1º semestre de 2026.
Inspetorias modernizadas, coworkings e novas formas de interação
No início de novembro, o CREA-SC inaugurou a nova sede da Inspetoria de Blumenau, reforçando seu planejamento de modernização dos espaços. A gerente do Departamento de Engenharia, Eng. Valkiria Zucchetto Padilha, ressalta que este ano ainda serão entregues os novos escritórios de Fraiburgo, no dia 26 de novembro, e de São José, no dia 10 de dezembro, na Avenida Beira-Mar de São José.
A engenheira comenta ainda que no primeiro semestre de 2026, serão inauguradas também as novas sedes das inspetorias de Joinville e Araranguá, além da locação de novos espaços para os escritórios de Pinhalzinho e São Bento do Sul e Inspetoria de Rio Negrinho, ampliando a rede de atendimento e relacionamento com a sociedade.

Eng. Valkiria Zucchetto Padilha, gerente do Departamento de Engenharia
A requalificação das inspetorias transformou esses espaços em ambientes de encontro e colaboração. Com salas de coworking e estruturas que permitem inciativas conjuntas, as unidades passaram a receber discussões de projetos e eventos de capacitação, reunindo profissionais, empresas e estudantes.
Essa dinâmica aproxima o CREA-SC das características produtivas de cada região — da construção civil ao agronegócio, da indústria à inovação — e fortalece a conexão com universidades, entidades de classe e startups do setor tecnológico.
Articulação e integração com a fiscalização

Eng. Douglas Cesar Patel, coordenador do Colégio de Inspetores Chefes (CIC)
A atuação dos colégios de inspetores completa esse rol de articulações, elencando as demandas regionais de acordo com as características econômicas e profissionais locais. É o colegiado que interage com a fiscalização, pontuando necessidades e áreas específicas que exigem responsabilidade técnica. Os inspetores também auxiliam as Câmaras especializadas analisando e contextualizando informações preliminares nos processos de fiscalização.
Para o coordenador do Colégio de Inspetores Chefes (CIC), Eng. Douglas Cesar Patel, esse fluxo reforça a atuação técnica e a segurança das atividades profissionais no Estado. “Com essa estrutura descentralizada, o CREA-SC consolida sua presença regional, apoia os profissionais e empresas em suas necessidades locais e amplia o diálogo com todos os segmentos que compõem o Sistema.”

Imóvel adquirido será reformado e vai abrigar a sede da Inspetoria Regional de Rio Negrinho.













