Congresso Estadual de Profissionais aprova 10 propostas que visam o desenvolvimento inteligente das cidades catarinenses

image_pdf

 

Acontece nessa sexta feira, 25.07, o 15º CEP – Congresso Estadual de Profissionais, no Expocentro em Balneário Camboriú. O evento tem a participação dos delegados eleitos nos encontros preparatórios, que mobilizaram mais de 1800 profissionais em todo o estado. Foram 22 eventos com a sugestão de 123 propostas, sob o tema central “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”. Essas foram sistematizadas em 73, e 10 delas seguem para o Congresso Nacional de Profissionais, que ocorre 10 e 11 de outubro em Vitória-ES, com a participação de 15 delegados catarinenses eleitos no CEP e mais os delegados natos. O 15º CEP abriu com palestra do presidente da Fecam e prefeito de Florianópolis Topázio Neto. A realização do 15 CEP e dos encontros preparatórios tem o apoio da Mútua Caixa de Assistência.

 

 

Estavam no lounge de abertura o presidente do Crea-SC Eng. Kita Xavier, o coordenador do CEP, Eng. Felipe Penter, o diretor de benefícios da Mútua, Eng. Evânio Nicoleit, o diretor geral da Mútua-SC, Eng. Álvaro Dourado, a coordenadora regional Sul do Confea, Engª Caroline Burtet, e a coordenadora do CDER-SC, Engª Rafaela Fabris.

 

Também está no evento a 1ª vice-presidente do Conselho e coordenadora adjunta do CEP, Engª Kamila Rodrigues, a diretora financeira da Mútua SC, Engª Roberta Maas e o Eng. Ênio Padilha, que participou como moderador de todos os encontros regionais.

 

 

“O objetivo desta edição do CEP foi debater soluções para desafios urbanos, incluindo acessibilidade e mobilidade urbana, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável energético”, frisa o presidente Kita Xavier, agradecendo aos profissionais pela mobilização em todo o estado.

 

O prefeito Topázio Neto falou sobre as dinâmicas dos municípios da federação e abordou estatísticas e inovações na capital, além dos polos econômicos como Tecnologia, Saúde e Turismo. “Essas propostas são fundamentais para construirmos cidades mais humanas, onde o fortalecimento das engenharias desempenha um papel crucial. Ao considerar as necessidades e sugestões dos profissionais, estamos planejando espaços urbanos mais funcionais, sustentáveis e acolhedores, que atendam às necessidades da população”.

 

 

Destacou a importância da Comunicação inteligente, o projeto Faixa Azul para motocicletas, entre outros. “Não se trata somente de novas tecnologias mas de reinventar processos já existentes”, disse, dando o exemplo do transporte público gratuito no maciço do Morro da Cruz, que já beneficiou mais de 1 milhão de passageiros.

 

O prefeito lembrou ainda que Florianópolis foi o quarto destino mais buscado no mundo no último verão. “Mais de 3 milhões de pessoas passaram pela capital na última temporada. Precisamos trabalhar na cidade de forma inteligente para atender a essas demandas e os profissionais da engenharia estão aí para fazermos isso em conjunto, cada vez melhor.”

 

O evento contou também com participação do palestrante Jorge Douzan, que participou dos encontros regionais em todo o estado e pode observar as dinâmicas das regiões.

 

Comissão do 15 Congresso Estadual de Profissionais

 

Acesse aqui as propostas aprovadas

Propostas 15º CEP – Eixo 1 (Acessibilidade) Sistematizada.pdf

Propostas 15º CEP – Eixo 2 (Saneamento Básico) Sistematizada.pdf

Propostas 15º CEP – Eixo 3 (Engenharia Pública) Sistematizada_revisado.pdf

Propostas 15º CEP – Eixo 4 (Qualidade Ambiental) Sistematizada.pdf

Propostas 15º CEP – Eixo 5 (Desenvolvimento Sustentável Energético) Sistematizada_revisada.pdf

 

Confira os delegados eleitos no 15 CEP

CHAPA ELEIÇÃO CEP 2.pdf

 

Chapa de delegados eleitos

 

Saiba mais sobre os encontros preparatórios

Acesse aqui as fotos gerais do evento ou  confira abaixo a galeria de fotos:

Imagens por Jeferson Murpf Filho