Conexão entre profissionais e o futuro das cidades: Encontros preparatórios ao 15º CEP mobilizam mais de 1.800 participantes

Presidente do CREA-SC, Kita Xavier: “Vamos retornar aos 22 municípios e também entregar às 395 prefeituras catarinenses um manifesto com todas as propostas apresentadas”.
Ciclo de 22 eventos realizados em todas as regiões do estado foi encerrado em Florianópolis, com destaque para a participação ativa da comunidade tecnológica e a inovação na construção de propostas colaborativas
Com o encerramento do 22º encontro preparatório realizado nesta terça-feira (11/06), em Florianópolis, na sede da ACATE, o CREA-SC conclui uma das etapas mais abrangentes e democráticas de preparação ao 15º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP).
Desde 25 de março, quando o ciclo iniciou em Concórdia, os eventos reuniram mais de 1.800 participantes entre profissionais, estudantes, professores, representantes de entidades de classe, instituições de ensino e órgãos públicos, com o objetivo de construir propostas para o aprimoramento do Sistema Confea/Crea e Mútua e para o desenvolvimento urbano das cidades catarinenses. A realização do 15 CEP e dos encontros preparatórios tem o apoio da Mútua Caixa de Assistência.

Evento em Florianópolis, na ACATE, encerrou ciclo de 22 encontros preparatórios ao 15º CEP
Diálogo com foco em soluções urbanas
Com o tema “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”, os encontros foram palco de discussões sobre acessibilidade, mobilidade urbana, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental, sustentabilidade energética, inovação e desburocratização do Sistema. Cada encontro também elegeu delegados que representarão as regiões no Congresso Estadual, previsto para 25 de julho, em Balneário Camboriú.
Acesse aqui e colabore com as propostas
O encerramento na capital catarinense contou com a presença de lideranças do Sistema, incluindo o presidente do CREA-SC, Kita Xavier; o inspetor chefe de Florianópolis, Odilon Roman; o inspetor chefe de São José, Túlio Maciel; a gerente regional Sul do Confea, Caroline Burtet; a diretora financeira da Mútua-SC, Roberta Maas dos Anjos; a coordenadora do CDER Nacional, Rafaela Fabris; e o coordenador do Colégio de Inspetores Chefes, Douglas Patel.

Kita Xavier, presidente do CREA-SC
“Vamos retornar aos 22 municípios e também entregar às 395 prefeituras catarinenses um manifesto com todas as propostas apresentadas, como forma de contribuir diretamente com a sociedade catarinense”, destacou Kita Xavier. Ressaltou a oportunidade de contribuir com a melhoria das cidades. “A tecnologia está aqui para nos auxiliar, mas precisa de conhecimento dos profissionais para transformar ideias em boas práticas.” Kita também anunciou a inauguração do novo escritório do CREA em São José e a abertura da primeira sala de coworking em parceria com o Confea, na ACATE, pioneira no Brasil.
Inovação e planejamento urbano
Os participantes foram instigados por reflexões sobre o futuro das cidades inteligentes e os caminhos para um desenvolvimento urbano mais integrado e sustentável. Thaís Nahas, CEO da Vertical Smart Cities da ACATE, trouxe uma visão estratégica sobre o papel da inovação e da tecnologia na transformação dos ambientes urbanos, destacando iniciativas que já estão em curso em Santa Catarina. Já o professor Jorge Elias Dolzan, doutor em Design com foco em metodologias para o design territorial, aprofundou o debate ao apresentar abordagens que unem criatividade, planejamento e participação social na construção de territórios mais humanos e resilientes.

Thaís Nahas, CEO da Vertical Smart Cities da ACATE,

Jorge Elias Dolzan, doutor em Design com foco em metodologias para o design territorial
Coordenação estratégica: Mais vozes, mais transformação
A coordenação geral do CEP está sob a responsabilidade do Eng. Agr. Felipe Penter, com apoio da coordenadora adjunta, Engª Civil Kamila Rodrigues. Penter destacou a importância do engajamento dos profissionais e o crescimento expressivo da participação em relação ao último ciclo do congresso, realizado em 2022. “No último ciclo tivemos 699 participantes. Agora, já ultrapassamos os 1.800. Isso mostra a força das nossas instituições e o comprometimento da classe com o desenvolvimento das cidades e com o aprimoramento do Sistema.”

Eng. Agr. Felipe Penter, coordenador do 15º CEP
Uma das grandes inovações desta edição do CEP é a possibilidade de envio de propostas online. Com a plataforma desenvolvida pelo CREA-SC, os profissionais podem acessar, comentar e sugerir melhorias com base nas propostas já apresentadas durante os encontros regionais. Segundo o assessor de inovação Rhuan Bitencourt, até o início do evento em Florianópolis, já haviam sido cadastradas 83 propostas. O prazo para envio vai até 30 de junho, quando elas serão sistematizadas para o Congresso Estadual pela Comissão Organizadora.
Rumo ao Congresso Nacional em Vitória-ES
Após o Congresso Estadual, as propostas aprovadas pelos delegados serão levadas ao 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, em Vitória (ES). O evento nacional, promovido pelo Confea, tem como objetivo discutir políticas públicas e estratégias de atuação para fortalecer a presença dos profissionais do Sistema na formulação de soluções para os desafios do país.
Para acompanhar as propostas aprovadas em congressos anteriores, acesse: www.cnp.org.br
Apoio
O 15º CEP-SC e os encontros preparatórios são realizados pelo CREA-SC com apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.
Leia também
Delegados Eleitos

Delegados eleitos em Florianópolis com mandato

Delegados eleitos em Florianópolis sem mandato
Mais fotos



































