Comitê de Gestão de Crise do Conselho atua no apoio à reconstrução de Rio Bonito junto aos Creas do Sul

O Comitê de Gestão de Crise do Crea-SC está atuando em Rio Bonito do Iguaçu (PR), no apoio às equipes da Defesa Civil municipal e estadual durante as ações de emergência e reconstrução da cidade, uma das mais afetadas pelo tornado que atingiu o estado na noite de sexta-feira, 7 de novembro. O diretor do Crea-SC e coordenador do comitê, eng. Jackson Jarzynski, está presencialmente representando o Conselho e encaminhando as atividades junto aos voluntários de Santa Catarina e ao corpo voluntário do Crea-PR, que está conduzindo todas as operações. São cerca de 150 profissionais trabalhando presencial e remotamente na confecção de laudos, com o objetivo de garantir segurança às famílias e viabilizar o acesso aos recursos. Participe, seja um voluntário.
“Desde os primeiros dias o Crea-SC está unido ao Crea-PR, também com o apoio do Crea-RS, preparando os laudos que farão a liberação dos recursos para a população. O cenário é de sofrimento e muita dor, mas também de muita esperança, com a engenharia prestando vários serviços”, afirma o engenheiro Jackson.
“Recebi laudos pingados de suor do nosso pessoal que estava fazendo os relatórios na rua”, reforça, mencionando que foram mais de 2.300 laudos em menos de 24 horas de trabalho efetivo. “O trabalho está só começando, e após a confecção dos relatórios vamos expandir as atividades para a área rural.”
O presidente do Crea-PR, eng. Clodomir Ascari, agradeceu ao presidente Kita Xavier por ceder o comitê, e aos engenheiros catarinenses por toda entrega. “Esses documentos são essenciais para que os moradores possam acessar os recursos do Governo do Estado e do Governo Federal”, destacou.

Presidente do Crea-PR, eng. Clodomir Ascari agradece ao Crea-SC
“É uma emoção poder trabalhar e auxiliar o Crea-PR”, disse o engenheiro Jackson, reforçando que o Conselho vizinho deu uma lição de humildade e desempenho, não deixando para trás nenhuma família – todas foram atendidas. “A toda a equipe de engenheiros paranaenses, aos catarinenses que estão aqui presentes e aos que ainda estão por vir, deixo meu agradecimento. É esse tipo de atividade que faz a engenharia valer a pena”, afirmou.
O trabalho é totalmente voluntário e gratuito para a população. Nenhum custo será repassado ao município, ao Estado ou aos proprietários — incluindo as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) recolhidas pelos profissionais envolvidos.
Segundo o Crea-PR, os levantamentos indicam que cerca de 70% das edificações poderão ser reformadas e 30% precisarão ser reconstruídas integralmente. A previsão é de que, com o apoio das equipes técnicas e a liberação dos recursos, o município possa retomar gradualmente a normalidade nos próximos meses.

Sobre o Comitê de Gestão de Crise do Conselho – O Comitê foi instituído em 2023, e desde então o Crea-SC tem atuado em diversas ocorrências resultantes de enchentes e outros eventos climáticos, tanto em Santa Catarina quanto em estados vizinhos, colocando seu corpo técnico à disposição da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.






