Colégio de Presidentes: CREA-SC contribui em encontro nacional realizado em Porto Alegre

image_pdf

 

 

 

 

O presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier participa nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto Alegre (RS), da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontrocontou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e reuniu lideranças do Sistema: o presidente do Confea, Eng. Vinícius Marchese (online); o coordenador do CP, Eng. Lamartine Moreira Júnior (CREA-GO); o coordenador adjunto, Eng. Fernando Von Paumgartten de Galiza (CREA-CE); a presidente anfitrião, Eng. Ambiental Nanci Walter (CREA-RS); o presidente da Mútua Nacioanl, Eng. Civil Joel Krüger; e a diretora financeira do CREA-SC, Eng. Fernanda Vanhoni.

 

Na abertura Kita, destacou que o CREA-SC é um dos três finalistas do Prêmio Confea de Inovação, junto com Goiás e Minas Gerais, cuja premiação ocorrerá na SOEA. Ressaltou a realização do CreaSummit 2026, com inscrições abertas, de 26 a 28 de março no Expocentro, em Balneário Camboriú, com seminários temáticos paralelos sobre meio ambiente, acessibilidade e habitação de interesse social.

 

Presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier: “CREA-SC é um dos três finalistas do Prêmio Confea de Inovação.”

 

Apresentou também os resultados do 1º Encontro Presencial da Jornada de Capacitação em Gestão de Entidades de Classe com a participação de 52 entidades. Outro evento catarinense é o 9º Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, no dia 5 de novembro, que este ano inclui o 1º Seminário Nacional de Acessibilidade com apoio do Confea. Ressaltou ainda que o CREA-SC registrou 345.564 ARTs até o mês de agosto, um crescimento de 7,29% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

 

 

 

 

Parceria em defesa da inclusão

 

Entre os temas pautados pelo CREA-SC está o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Confea com o Ministério Público do Trabalho que versa sobre a participação do Sistema Confea/Crea e Mútua na 18ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP), com apresentação do Eng. Daniel Faganello, coordenador da comissão de acessibilidade do CREA-SC.

 

Eng. Daniel Faganello, coordenador da comissão de acessibilidade do CREA-SC.

 

Outra proposta defendida por Santa Catarina junto com os Creas do Paraná e e Rio Grande do Sul, deliberada pelo Fórum CREASUL, é a criação de uma Rede Nacional Integrada de Espaços de Inovação e Coworkings do Sistema Confea/Crea e Mútua.

 

O mapeamento de lixões na Amazônia, ação conjunta dos Creas da região Norte com apoio dos demais estados estará em debate. A iniciativa pretende reunir informações geográficas para subsidiar políticas ambientais e fortalecer a atuação da engenharia na gestão de resíduos sólidos.

 

 

Capacitação na gestão das entidades

 

Coordenadora nacional do CDER, Eng. Rafaela Fabris

 

 

Entre os assuntos apresentados pela coordenadora nacional do CDER, Eng. Rafaela Fabris teve destaque os resultados do 1º Encontro Presencial da Jornada de Capacitação em Gestão de Entidades de Classe realizado em parceria com o CREA-SC em Florianópolis com a participação de 52 entidades catarinenses. A imersão teve como objetivo aprimorar as práticas de gestão, inovação e comunicação. “A iniciativa atende a uma demanda antiga das entidades visando aprimorar o processo de gestão de forma ampla, não apenas na figura do presidente. A responsabilidade da valorização, da capacitação, nas diferentes modalidades profissionais e nos municípios é das entidades de classe,” comentou.

 

 

 

 

 

 

 

Formação em segurança do trabalho

 

A adoção do Selo de Excelência em cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, instrumento que deve assegurar padrões de qualidade e reconhecimento às instituições de ensino é outro destaque. A medida busca fortalecer a atuação de profissionais e ampliar a segurança nos ambientes de trabalho e foi apresentada pela Presidente da ANDEST do Brasil, Eng. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite.

 

Cooperação internacional

 

A pauta inclui também a definição de representantes do Sistema em encontros internacionais. Entre eles: a celebração dos 25 anos de relações institucionais com a Ordem dos Engenheiros de Portugal; o XXXVI Congresso da UPAV (União Panamericana de Associações de Engenheiros) no Equador; e a Convenção Anual da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), nos Estados Unidos.

 

Entre outros temas da pauta estavam: assinatura de protocolos de intenções para as 7ª e 8ª Forças Tarefas Nacionais; trabalhos de auditoria e articulação institucional do Sistema e a atuação no conselho deliberativo da ABNT.