Artigo: Dinamização do Processo de Formação de Engenheiros de Excelência

Por Carlos Alberto Schneider, Dr.-Ing. Coordenador da Ação DPF.EE
Introdução
Com frequência crescente, as noơcias sobre a engenharia brasileira trazem um alerta: faltam profissionais qualificados e bem preparados para os desafios da engenharia moderna. O presidente do CONFEA tem reiterado essa preocupação, destacando que a escassez de engenheiros inviabiliza a execução de grandes obras e compromete o desenvolvimento do País. Outro ponto crítico é o baixo desempenho da produtividade industrial brasileira, que ocupa posições insatisfatórias nos rankings internacionais… em torno da 60ª colocação.
O Papel da Academia Nacional de Engenharia
A Academia Nacional de Engenharia (ANE) congrega 200 engenheiros que se destacaram nacional e internacionalmente, seja na condução de grandes projetos, na pesquisa e inovação, ou na gestão de empresas e obras relevantes. Ao longo dos anos, a ANE tem acompanhado o desenvolvimento do setor, participado de conselhos e elaborado estudos, propostas e planos estratégicos voltados à engenharia e à inovação tecnológica no Brasil.
Em 2024, com a eleição do engenheiro Mário Luiz Menel da Cunha — formado engenheiro em Santa Catarina — como presidente da ANE, surgiu uma importante provocação ao Capítulo Santa Catarina, composto por 14 acadêmicos com forte atuação empresarial e acadêmica. O desafio lançado: desenvolver um trabalho pioneiro sobre a formação de engenheiros no país.
O Grupo Transformador e o Conceito de Engenheiro de Excelência
A partir dessa provocação, foi criado o Grupo Transformador, que iniciou suas atividades analisando o contexto nacional e internacional e definindo o conceito de Engenheiro de Excelência — o profissional capaz de enfrentar grandes desafios com soluções racionais, inovadoras e sustentáveis, exercendo liderança técnica e humana. As demandas atuais da engenharia exigem mais do que conhecimento técnico-cienơfico: é preciso desenvolver liderança, capacidade de trabalho em equipe, autoconhecimento e confiança.
Clique aqui e leia o artigo na integra.





