Anuário de Estatístico Florestal de SC subsidia planejamento do setor

image_pdf

O conselheiro Eng. Ftal Gilberto Ferretti representou o CREA-SC e a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF) na solenidade de lançamento do 1°Anuário de Estatístico Florestal de Santa Catarina, evento promovido pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), no dia 27.02, em Lages-SC. O evento contou com a presença de empresários, associados e autoridades estaduais e regionais.

Na última sexta-feira, a publicação foi entregue pelo conselheiro ao presidente do CREA-SC, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier, durante a reunião plenária do conselho.


O objetivo da publicação é o detalhamento do setor de base florestal do estado por mesorregião visando fornecer subsídios para estudos e tomadas de decisões. O anuário apresenta dados quantitativos mostrando a importância que o setor tem sobre o PIB de SC e de inúmeros municípios que têm sua economia baseada no setor.

Base Florestal Plantada, Mercado de Produtos Florestais, Importância das Florestas Plantadas e Destaques do Setor Florestal em Santa Catarina são alguns dos temas em debate.

O setor florestal é a segunda atividade em importância econômica no estado, representando cerca de 9% do PIB catarinense, constituindo-se num forte instrumento de desenvolvimento social, econômico e ambiental. Em Santa Catarina, toras e lenha têm, como valor bruto da produção, 1,66 bilhão de reais e estão entre os principais produtos agropecuários produzidos no estado. O crescimento foi de 4,1% enquanto a média dos outros estados foi 2,5%.

Dados do Anuário em SC
 

  • 4º estado em área de florestas plantadas, com 646 mil hectares;
  • 2º estado em área plantada de pinus, com 540 mil hectares;
  • 4º produtor de toras, com 13% da produção brasileira de toras;
  • 3º exportador de papéis com 10% da exportação brasileira;
  • 2º exportador de madeira serrada com 38%;
  • 2º exportador brasileiro de compensados com 27%;
  • 4º exportador de painéis reconstituídos;
  • 1° exportador de móveis de madeira brasileiro;
  • O maior exportador de portas de madeira com 75% da exportação brasileira;
  • O maior exportador de móveis de madeira, com 37% e o 3º maior produtor nacional com mais de 1800 fábricas;
  • São 5 mil empresas de base florestal, das quais 47% são indústrias madeireiras e 38% são indústria de móveis;
  • As empresas florestais catarinenses empregam diretamente cerca de 90.000 pessoas e indiretamente mais de 300.000.
     

(Fonte: Cris Menegon – Assessora de Imprensa).
 

Eng. Ftal Rolf Gieseler, ex-conselheiro CREA-SC; Eng. Ftal Gilberto Ferretti, Coord. Câmara de Eng. Florestal do CREA SC; Eng. Ftal José Valmir Calori, presidente da ACR; Eng. Ftal Evandro Cozer, Vice-presidente da ACR; Eng. Ftal Adriana Sonda, Marisol Madeiras S.A.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *