CREA Jr-SC reúne lideranças para planejar expansão e compartilhar boas práticas

Reunião da Comissão Acadêmica Estadual promove alinhamento de ações e troca de experiências entre as regionais
A Comissão Acadêmica Estadual (CAE) do CREA Jr-SC realiza neste sábado (22), na sede do CREA-SC, em Florianópolis, reunião com coordenadores para avaliar ações e definir metas para a continuidade e expansão do programa. A programação inclui discussões sobre gestão das regionais, planejamento para 2027 e apresentação de cases.
O assessor de Integração Profissional, tecnól. em Gestão Ambiental Rodrigo Espíndola, destacou o trabalho conjunto com a Coordenação Estadual para garantir a continuidade do programa em 2027 e no longo prazo. “A prioridade é desenvolver novas iniciativas sem perder sua essência: aproximar os estudantes da realidade do Sistema”, afirmou. Ele também ressaltou o papel do programa na formação profissional. “Além da preparação técnica, o CREA Jr-SC contribui para desenvolver habilidades que fazem diferença no mercado de trabalho e na formação de futuras lideranças do Sistema”, explicou.
O coordenador da Comissão CREA Jr-SC, eng. mec. Gilson João dos Santos, destacou o trabalho para ampliar a participação dos estudantes e levar o programa para dentro das universidades. “A gente está procurando movimentar as pessoas que acreditam no programa e levar essa participação para dentro das universidades, para que os estudantes entrem cada vez mais cedo no Sistema”, afirmou. Gilson também lembrou a própria experiência como estudante. “Na minha época, a gente não tinha a mínima ideia do que era o Sistema e do que ele poderia nos ajudar enquanto estudante. Eu só fui perceber isso depois de formado.”
O coordenador estadual do CREA Jr-SC, João Victor, destacou a importância do planejamento conjunto e da integração entre as regionais. “A gente precisa definir o que vai desenvolver, para onde vai olhar e quais são os nossos objetivos e metas”, afirmou. A troca de experiências entre as equipes também integra a programação, com apresentação de iniciativas que podem ser adaptadas e ampliadas em outras regiões.

Cases destacam educação ambiental e fortalecimento regional
Entre os projetos apresentados está o da Regional de Itajaí, que conecta educação ambiental e responsabilidade social a partir do reaproveitamento de materiais. A iniciativa leva ações de conscientização sobre reciclagem às escolas da rede municipal, da educação infantil ao ensino médio.
O trabalho também transforma os materiais recicláveis arrecadados em recursos educativos para atividades com idosos. Jogos e ferramentas são produzidos para estimular cognição, coordenação motora e comunicação em asilos e casas de apoio, com orientação de uma psicopedagoga. A proposta mostra, na prática, como conhecimentos relacionados à engenharia ambiental podem ser transformados em ações educativas e de impacto social.
Na Regional de Videira, o trabalho de retomada e fortalecimento do CREA Jr-SC resultou na ampliação das ações e do engajamento dos estudantes. Entre as iniciativas estão a criação de uma rede de oportunidades para estágios e empregos, a carteirinha estudantil do programa e ações de integração e incentivo à participação dos acadêmicos.



















