Câmara de Engenharia Mecânica e Metalurgica presta homenagem póstuma aos conselheiros Flávio Piazera e Wilson Floriani Jr.

image_pdf

 

Cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão, reconhecendo a trajetória e o legado dos engenheiros que dedicaram suas vidas à valorização da engenharia catarinense

 

 

 

 

A Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do CREA-SC realizou, na tarde desta sexta-feira (7/11), uma cerimônia de homenagem póstuma aos engenheiros mecânicos Flávio Piazera e Wilson César Floriani Junior, falecidos durante o exercício de seus mandatos como conselheiros do Conselho.

 

A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, conselheiros e dirigentes, e marcou o descerramento de placas comemorativas nas salas da Câmara, perpetuando a memória e as contribuições dos profissionais, com os seguintes dizeres:“Homenagem do CREA-SC a esse profissional que muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica deste Conselho.”

 

  • Eng. Mec. Wilson Cesar Floriani Junior – 2009 a 2011, 2013 a 2015 e 01/01/2025 a 01/05/2025
  • Eng. Mec. Flávio Piazera – 1986 a 1992, 2004 a 2006 e 2014

 

 

 

Reconhecimento e legado

 

O presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, destacou a importância do gesto simbólico e o legado deixado pelos homenageados. “Esse reconhecimento, respaldado pelo nosso plenário de 97 conselheiros que representam o Estado, é muito significativo. São poucas as pessoas que recebem uma homenagem como esta, que eterniza seus nomes nestas salas. O trabalho deles foi fundamental para o Conselho e para a categoria. Tenho certeza de que, de onde estão, sentem orgulho por tudo o que fizeram pela engenharia, pela agronomia e pelas geociências”, afirmou.

 

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica lembrou que ambos faleceram durante o exercício do mandato, ressaltando o compromisso e a dedicação à profissão. “Podemos compará-los a soldados que, em meio a uma batalha, entregam suas vidas por uma causa. Esta não é apenas uma homenagem da Câmara ou do CREA-SC, mas de toda a sociedade, em reconhecimento ao trabalho que desempenharam pela engenharia, pela segurança das pessoas e por uma vida melhor para todos.”

 

 

 

Emoção e gratidão das famílias

 

 

Em nome da família do engenheiro Wilson Floriani, Emilia Floriani, sua esposa, agradeceu ao CREA-SC pelo carinho e pelas lembranças. “Depois que ele se aposentou da Celesc, o CREA-SC e o Senge foram a vida profissional dele. Ele gostava de estar aqui, de encontrar os amigos, de participar. Essa homenagem aquece o coração, porque eu sei o quanto ele amava essa casa e todos vocês”, declarou, emocionada.

 

 

Já Flávia Piazera, filha do engenheiro Flávio Piazera, lembrou o pai como um homem generoso, idealista e apaixonado pela engenharia e pela cidade de Joinville. “Meu pai era grande de ideias e de coração. Nunca deixou um engenheiro ficar desempregado ou um pai de família passar necessidade. Grandes projetos nasceram na nossa casa, nas conversas dele com colegas. Receber essa homenagem é lembrar o quanto ele sonhou com um Estado grande, com pessoas e ideias grandes. Em nome da família, muito obrigada.”

 

 

 

Trajetória dos homenageados

 

Eng. Mec. e Seg. Trab. Flávio Piazera

 

O engenheiro Flávio Piazera faleceu em 12 de abril de 2014, aos 67 anos, vítima de um tumor cerebral. Sua trajetória foi marcada pela atuação proativa em empresas, entidades de classe e na sociedade civil, sempre defendendo projetos de interesse social e tecnológico.
Formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, foi conselheiro do CREA-SC representando o Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (CEAJ) entre 1986 e 1992 e em 2014, ano de seu falecimento. Ocupou cargos na diretoria do Conselho, como 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, além de ter sido vice-presidente do CEAJ em duas gestões.

Atuou em empresas como AKROS, Transtusa, Krona, VISTEC, Tigre, Texaco, Carrocerias Nielson e Tupiniquim Termotécnica, além de ter coordenado cursos na Fundação Municipal Albano Schmidt e na Faculdade de Engenharia de Joinville (UDESC). Também foi presidente da Liga da Sociedade Joinvillense por 21 anos.

Mesmo durante o tratamento da doença, manteve-se ativo e comprometido com a profissão. Deixou a esposa Janete, as filhas Camilla e Flávia, o neto Daniel, e inúmeros amigos e colegas.

 

Eng. Mec. Wilson César Floriani Junior

 

Natural de Florianópolis, Wilson César Floriani Junior faleceu em 2 de maio de 2025, vítima de câncer. Era graduado em Engenharia Mecânica pela UFSC e possuía MBA em Administração Global e Marketing pela ESAG/UDESC – Universidade de Lisboa.
Foi diretor tesoureiro (2010-2011) e diretor secretário (2014) do CREA-SC, além de assessor da presidência (2015) e chefe de gabinete. Atuou como conselheiro da CEEMM nos períodos 2009/2011, 2013/2015 e 2025/2027.

 

Como sindicalista, teve papel ativo na valorização profissional: foi vice-presidente do SENGE-SC (2009/2012 e 2013/2015) e delegado titular da FNE, além de ter sido diretor de relações profissionais da ACE (2015/2017) e membro do COMDES e do Comitê de Governança Metropolitana.

 

Na Celesc S/A, trabalhou de 1981 a 2006 como engenheiro de manutenção e operação de redes, ocupando diversas gerências, entre elas as de Desenvolvimento de Mercado, Transportes e Operação e Manutenção da Distribuição.
Floriani deixou a esposa Emilia, as filhas Maria Clara e Maria Luiza, e os netos Giorgio e Stela.