Sustentabilidade e inovação marcam o segundo dia do 7º Congresso BIM CREA-SC

image_pdf

 

 

 

 

Espanhol Ignasi Pérez Arnal defende o uso do BIM para reduzir impacto ambiental

 

 

O segundo dia do 7º Congresso BIM CREA-SC, que acontece em Florianópolis, foi marcado por reflexões sobre o papel da construção civil diante das mudanças climáticas e os caminhos para um futuro mais sustentável. O destaque do dia foi a palestra do arquiteto espanhol Ignasi Pérez Arnal, referência internacional e fundador da BIM Academy, que integrou o painel de sustentabilidade com o tema “Construções Sustentáveis”.

 

Durante sua fala, Ignasi apresentou projetos e estudos que demonstram como a metodologia BIM (Building Information Modeling) pode ser uma aliada essencial na redução do impacto ambiental das edificações — desde o planejamento até a execução. “Precisamos repensar os materiais e usar o BIM como ferramenta de medição e decisão sustentável”, reforçou Ignasi, que também coordena o REBUILD, maior congresso europeu de Arquitetura Avançada e Construção 4.0, realizado na Espanha.

 

Além de Ignasi, o painel reuniu outros nomes de destaque da área. A arquiteta Juliana Gehlen abordou o tema “Construindo o Futuro: BIM Diante das Mudanças Climáticas”, destacando como a metodologia pode auxiliar em estratégias de adaptação e mitigação ambiental. O arquiteto e urbanista Rogério Suzuki apresentou o conceito de Gêmeos Digitais, enfatizando o potencial da simulação virtual na manutenção e gestão inteligente de edificações. Já a arquiteta e urbanista Liége Garlet falou sobre a “Integração BIM-BEPS para Sustentabilidade”, mostrando como a combinação de ferramentas digitais pode otimizar o desempenho energético das construções. A última apresentação foi da Coordenadora Corporativa de Sustentabilidade da Habitasul, Salete Pereira, com o tema Jurerê in_, um bairro sustentável.

 

O painel reforçou a importância da colaboração interdisciplinar e da inovação tecnológica na construção de cidades mais sustentáveis, tema central desta edição do Congresso, que segue até sábado (19) com visitas técnicas e turísticas e workshops, em vários pontos da Capital catarinense. A programação completa pode ser vista no site oficial do evento: https://doity.com.br/bim-crea-sc-2025.

 

PRÊMIO BIM

 

O projeto vencedor da categoria CREA projetos infraestrutura/industrial foi do engenheiro eletricista Diego Xavier Araujo, da companhia CEPE QUERARI e na categoria CREA projetos residenciais/comerciais foi do engenheiro civil Alan Metzle da HYOT VÉRTICE. Ambos os vencedores receberam o troféu e, entre outras premiações, vão em março de 2026 para o maior congresso europeu de Arquitetura Avançada e Construção 4.0, realizado na Espanha, o REBUILD.

 

Fotos: Fabrício de Almeida