9º Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade e 1º Seminário Nacional de Acessibilidade reforçam compromisso do CREA-SC com cidades inclusivas

O CREA-SC realiza, no dia 5 de novembro, o 9º Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade e o 1º Seminário Nacional de Acessibilidade, no Auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. A programação ocorre das 8h às 18h, com palestras, minicursos e debates sobre a construção de cidades mais acessíveis e sustentáveis.
O tema ganha ainda mais relevância com a abrangência nacional do evento que especialistas, profissionais gestores públicos e instituições durante a reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea. A iniciativa consolida a trajetória do CREA-SC na promoção da acessibilidade como prioridade técnica e social.
Para o presidente do CREA-SC, Eng. Carlos Alberto Kita Xavier, a acessibilidade é um princípio essencial no planejamento das cidades. “Nossos espaços precisam ser concebidos, edificados ou reformados tendo como foco as pessoas e levando em conta suas diferenças e especificidades. Tornar o espaço público e as edificações acessíveis é pensar nas cidades do futuro”, destaca Kita.
“Reunimos profissionais, gestores públicos e representantes de diferentes órgãos para discutir soluções integradas que envolvem tecnologia, infraestrutura e inclusão social. Neste evento, o debate está sendo ampliado para a esfera nacional, destacando o papel da engenharia no desenvolvimento de cidades mais humanas, seguras e acessíveis a todos”, ressalta o coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-SC, Eng. Daniel Faganello.
Engenharia e inclusão a serviço da sociedade
O Eng. Alexandre Schaffer, secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, fará a palestra de abertura sobre “Mobilidade Urbana e Acessibilidade”.
Outros destaques incluem a palestra do Eng. Daniel Faganello, com o tema “Além da Rampa: Inclusão e Engenharia na Criação de um Mundo sem Barreiras”, e a participação do promotor de justiça Eduardo dos Santos, que abordará as ações do Ministério Público na área de mobilidade e acessibilidade urbana. O Eng. Elias Renã Maletz fala sobre tecnologia assistiva, além de um painel de perguntas aos palestrantes.
No período da tarde, serão realizados minicursos técnicos com especialistas como os engenheiros Carlos Kümmel Félix, Estefânia Bordin e Silvania Miranda do Amaral, abordando temas como mobilidade, acessibilidade em edificações públicas e inspeção predial acessível, seguida de um debate.
Referência em acessibilidade
Além do seminários, o CREA-SC desenvolve inúmeras iniciativas de acessibilidade que beneficiam pessoas e comunidades em todo o estado. Entre elas, estão o Programa de Conscientização sobre Acessibilidade, que promove o respeito às vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência; e a Cartilha de Acessibilidade, atualmente em sua 8ª edição. O Conselho também mantém parceria com o MPSC, por meio de termo de cooperação técnica, que resultou em cursos e capacitações voltadas à adequação de passeios e edificações públicas. Outra frente importante é a participação no Programa SC Acessível, que atua em prol da inclusão e do cumprimento das normas de acessibilidade no estado.
PROGRAMAÇÃO
Credenciamento
Abertura
Palestra “Mobilidade Urbana e Acessibilidade- Eng. Alexandre Schaffer- Sec. de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de SC”
Eng. Daniel Faganello- Além da Rampa:Inclusão e Engenharia na Criação de um Mundo Sem Barreiras
Promotor Eduardo C. dos Santos – Ações MP sobre Acessibilidade e Mobilidade Urbana
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade- Eng. Mec. Elias Renâ Maletz
perguntas aos palestrantes
Minicursos
Eng. Lenita Secco Brandão (Simplificando o entendimento da NBR 9050)
Debates





