CREA-SC participa do 3º Fórum de Integração das Câmaras de Engenharia Mecânica e Metalúrgica da Região Sul

image_pdf

 

 

 

 

O CREA-SC marcou presença no 3º Fórum de Integração das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) da Região Sul, realizado nos dias 17 e 18 de julho de 2025, em Porto Alegre (RS). O encontro reuniu representantes dos CREAs do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para debater temas técnicos, alinhar ações de fiscalização e fortalecer a integração regional.

 

Promovido pelo CREA-RS no Hotel Intercity Praia de Belas, o evento abordou questões da prática profissional, como segurança técnica, fiscalização e soluções para demandas industriais.

 

A presidente do CREA-RS, Eng. Nanci Walter, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e valorização dos profissionais. “A engenharia tem papel estratégico diante dos desafios sociais e econômicos que enfrentamos. Fóruns como este fortalecem nossa atuação institucional e promovem a valorização da engenharia nacional”, afirmou Nanci.

 

O coordenador da CEEMM do CREA-SC, Eng. Diego Osório dos Santos, ressaltou a importância da troca de experiências entre os regionais. “Este fórum é fundamental para integrarmos as ações de fiscalização e darmos respostas concretas aos problemas da sociedade, com soluções técnicas, éticas e sustentáveis”, disse.

 

Programação técnica com foco em soluções

 

A programação incluiu temas ligados à fiscalização profissional, segurança técnica e à realidade das práticas industriais. A CEEMM-RS debateu sobre normas de fiscalização para trios elétricos, carros alegóricos e estruturas metálicas temporárias.

 

Engenharia mecânica em hospitais, com ênfase em climatização e gases medicinais, conduzido pela CEEMM-SC e fiscalização de transportes rodoviários e manutenção veicular, apresentado pela CEEMM-PR foram outros temas. A programação contou ainda com uma visita técnica à Fábrica de Celulose CMPC, em Guaíba (RS).

 

Integração e protagonismo

 

O fórum reforçou a importância do trabalho conjunto entre os CREAs do Sul para modernizar normas, aprimorar a fiscalização orientativa e aproximar ainda mais o Sistema Confea/Crea da sociedade. A troca de experiências e o alinhamento de estratégias fortaleceram a atuação técnica e institucional dos conselhos na região.

 

Delegação catarinense

 

O CREA-SC participou do evento com uma comitiva de 12 conselheiros e o assessor técnico: Diego Osório dos Santos (Coordenador), José Piotrovski Neto (Adjunto), Fabio Fiates, Antonio Carlos Valdiero, Gilson João dos Santos (Diretor do CREA-SC), Luiz Carlos Ferraro, Cesar Luiz Coberllini, Marcos Antonio Polli, Juarez Zanette, Julio Fialkoski, Dionet Maschio, Ernesto Berkenbrock e Jaison Fernando Nicolodi (Assessor Técnico).