8º Seminário de Acessibilidade debate importância das adequações nas edificações públicas

image_pdf

 

 

 

 

 

Evento destaca a importância do conhecimento técnico e participação dos profissionais na adequação dos espaços e na promoção da acessibilidade

 

O Crea-SC realizou hoje (18), a 8ª edição do Seminário de Acessibilidade no auditório do Ministério Público de Santa Catarina. O evento alerta para a necessidade urgente de adequação de espaços e obras públicas visando à inclusão das pessoas com deficiência (PCD).

 

Com palestras de especialistas e autoridades e a participação das PCDs, esta edição apresentou o dia a dia de quem enfrenta a falta de inclusão nos ambientes, conscientizando os profissionais sobre a importância das vistorias prediais e adequações das edificações como responsabilidade técnica e social.

 

A promotora Ana Luisa de Miranda Schlichting abriu os debates com uma apresentação sobre as iniciativas do Ministério Público na área da acessibilidade. A programação contou também com minicursos sobre “Adequação de Edificações”, “Empregabilidade PCD” e “Inspeção Predial”, ministrados pelos especialistas: Daniel Faganello, Jary Castro e Silvânia Miranda do Amaral.

 

Em outra mesa redonda foi discutido as experiências e desafios enfrentados no cotidiano das PCDs, com participação de Francielle Santos, colaboradora da FIESC e integrante do projeto Surf Sem Fronteiras, Guilherme Strack, colaborador do CREA-SC e Paulo Suldowski, presidente do Conede SC, mediados pela Eng. Silvânia do Amaral.

 

O coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-SC, Eng. Daniel Faganello, destacou a importância da visão técnica na engenharia acessível: “Como técnicos temos o braço da acessibilidade para realizar as adequações da forma correta como as normas determinam, para que a vida dessas pessoas tenha mais qualidade. É preciso conhecer o mercado e a urgência dessa pauta, acompanhar de perto os ajustes nas obras e proporcionar a inclusão de fato”.

 

O Eng. Kita Xavier, presidente do CREA-SC afirma que o evento é mais uma ação do CREA-SC visando à inclusão. “É fundamental que os nossos profissionais compreendam a importância de suas práticas na vida das pessoas com deficiência Este seminário reforça nosso compromisso com a acessibilidade em Santa Catarina.”

 

Kita disse ainda que o conhecimento técnico é fundamental na construção de um ambiente mais inclusivo. “Estamos aqui para garantir que as normas sejam aplicadas de forma efetiva, transformando projetos em realidades acessíveis e melhorando a qualidade de vida das pessoas.”

 

 

 

 

 

Veja a programação abaixo:

 

8h – 8h45 Credenciamento

8h45 – 9h Abertura – Eng. Kita Xavier
Presidente do CREA-SC e autoridades

9h – 9h30 Palestra de abertura Engenharia e Inclusão
Eng. Daniel Faganello

9h30 – 10h Ações MP sobre Acessibilidade
Promotora Ana Luisa de Miranda Schlichting

10h – 11h30 Vivência: Mesa Redonda com três expositores e um mediador.
Relatos sobre deficiência e inclusão:

Francielle Santos – Surf Sem Fronteiras
Guilherme Strack – colaborador CREA-SC
Paulo Suldowski – Presidente do Conede SC
Mediação: Eng. Silvânia Miranda do Amaral

11h30 – 12h Debates

12h – 14h Intervalo de Almoço

14h – 16h15 Mini-cursos:

Eng. Daniel Faganello – Adequação de Edificações
Eng. Jary Castro – Empregabilidade PCD
Eng. Silvânia Miranda do Amaral – Inspeção Predial
e adequação de Acessibilidade

16h15 – 16h40 Coffee-break

16h40 – 18h Debates

18h Encerramento