Convênio firmado entre o Crea-SC e a UFSC avança no curso de Engenharia de Produção

image_pdf

 

 

 

 

Colaboração mútua irá preparar os estudantes para os desafios profissionais e impulsionar a inovação nas empresas

 

O acordo entre Crea-SC e UFSC, assinado em agosto de 2023 para fortalecer os laços institucionais, avançou em direção à sua implementação prática. Nesta quarta-feira, 28/02, uma comitiva de assessores do Crea-SC esteve na UFSC reunida com o professor Glauco Silva, coordenador do curso de Engenharia de Produção, para detalhar os próximos passos.

 

O professor Glauco Silva, que é engenheiro civil, doutor em engenharia de produção, destacou a importância da parceria: “Estamos muito satisfeitos com o progresso da parceria entre o Crea-SC e a UFSC, especialmente no contexto do Curso de Engenharia de Produção. Hoje, presenciamos um avanço significativo nessa colaboração. Graças ao apoio do Crea-SC, através do Crea Jr., Crea Jovem, Crea Acelera e UNICREA, nossos estudantes terão acesso a uma formação sólida, fundamentada em projetos práticos desenvolvidos em empresas de Santa Catarina. Isso não apenas beneficia os engenheiros graduados, mas também tem impactos positivos nas empresas parceiras e na sociedade em geral”, afirmou o professor Silva.

 

Presentes na reunião estavam o administrador e doutor em engenharia de produção Eduardo Bridi, egresso do mesmo departamento de Engenharia de Produção, responsável pelo programa Crea Acelera, o engenheiro Celso Albuquerque, responsável pela UNICREA, e a engenheira Caroline Burtet, responsável pelo Crea Jr. e Crea Jovem.

 

O administrador Eduardo Bridi destacou que essa colaboração proporcionará um ambiente mais enriquecedor para os estudantes, complementando sua formação acadêmica com oportunidades práticas e teóricas. “Para as empresas registradas no Crea-SC, essa parceria impulsionará o empreendedorismo e a inovação em suas áreas de atuação”.

 

O engenheiro Celso Albuquerque ressaltou a significância do acordo, enfatizando o papel fundamental da UNICREA no aprimoramento profissional dos futuros engenheiros. Ele sublinhou que a colaboração da universidade corporativa, dentro do âmbito do convênio, oferece uma plataforma educacional abrangente e especializada, acessível tanto para alunos quanto para professores. “Nossa plataforma fornecerá recursos valiosos, orientação e oportunidades práticas de aprendizado, enriquecendo ainda mais a formação dos estudantes de engenharia de produção e estreitando os laços entre a academia e o mercado profissional”.

 

A engenheira Caroline Burtet expressou sua grande satisfação com a parceria estabelecida com a coordenação do curso de Engenharia de Produção da UFSC, visando proporcionar oportunidades valiosas aos estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho. Segundo ela, essa iniciativa conjunta tem como objetivo capacitar os alunos para os desafios profissionais futuros. “O Crea Jr. e o Crea Jovem estão empenhados em proporcionar experiências significativas aos estudantes e profissionais recém formados, preparando-os para os desafios e oportunidades que encontrarão em suas carreiras. O convênio Crea-SC e UFSC reforça o compromisso compartilhado com a formação de excelência”.

 

O convênio prevê a parceria em cursos de capacitação, pós-graduação, convênios internacionais, parceria em eventos, desenvolvimento de sistemas, além de intercâmbio acadêmico e profissional para estudantes de engenharia.

 

Aprimoramento de empresas e experiência estudantil

 

Durante o encontro, o professor Glauco Silva, propôs uma dinâmica para iniciar a parceria com o Crea-SC, dividindo o plano de trabalho em três etapas:

 

Etapa 1 – Projeto piloto

 

O projeto piloto visa aprimorar as atividades de extensão em empresas selecionadas pelo Crea-SC. As disciplinas utilizarão projetos práticos, sendo a UFSC responsável pelas melhorias e o Crea-SC por identificar as empresas potenciais. Os temas e atribuições serão:

  1. Análise de custos para engenharia: Proposição de melhorias para o sistema de custos da empresa.
  2. Planejamento de unidades produtivas: Elaboração de planos de negócio e estudos de localização de unidades produtivas.
  3. Projeto de instalações: Melhoramento de layout em empresas e desenvolvimento de layout para novos sistemas produtivos.
  4. Ergonomia: Aplicação da metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) com foco em questões como esforços repetitivos e operação homem-máquina.

 

Etapa 2 – Implantação da curricularização da extensão

 

No segundo semestre de 2024, disciplinas com projetos de extensão serão integradas à grade curricular . O Crea-SC selecionará empresas com necessidades de melhoria relacionadas aos temas dos projetos identificados para cada disciplina, enquanto a UFSC implementará os projetos nas empresas selecionadas.

 

Etapa 3 – Aperfeiçoamento da curricularização da extensão

 

Após a implantação de todas as disciplinas com carga horária de extensão do currículo, a parceria entra na etapa de aperfeiçoamento. Nesta fase, tanto o Crea-SC quanto o curso de Engenharia de Produção identificarão possíveis problemas e oportunidades de melhoria, promovendo ações para o aperfeiçoamento contínuo das atividades de extensão.

 

Cronograma

 

O plano de trabalho proposto sugere diferentes períodos para as três etapas apresentadas:

  • Etapa 1 – Piloto: prevista para o primeiro semestre de 2024.
  • Etapa 2 – Implantação: planejada para ocorrer entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2027.
  • Etapa 3 – Aperfeiçoamento: não há uma data final definida, uma vez que as disciplinas serão oferecidas em todos os semestres enquanto o curso estiver em vigor.