7º BIM CREA-SC reforça compromisso com inovação e sustentabilidade na engenharia
Com patrocínio principal do CREA-SC, evento destaca o papel do BIM na transformação tecnológica do setor

Eng. Kita Xavier, presidente do CREA-SC destacou o compromisso da instituição com o incentivo ao uso de tecnologias aplicadas à engenharia. (Foto: Fabrício de Almeida)
Começou nesta quarta-feira (15), em Florianópolis, o 7º BIM CREA-SC, evento voltado à inovação e tecnologia na construção civil. O congresso, que segue até o dia 19 de outubro, tem como tema “BIM para um Mundo Melhor – Colaboração, Manutenção e Sustentabilidade” e reúne especialistas, profissionais e estudantes em uma ampla programação de palestras, painéis, hackathon, workshops e visitas técnicas.
Com patrocínio principal do CREA-SC, o evento consolida a atuação do Conselho em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável.

Foto: Fabrício de Almeida
Abertura destaca protagonismo da engenharia e incentivo à inovação
Durante a abertura, o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, destacou o compromisso da instituição com o incentivo ao uso de tecnologias aplicadas à engenharia. “Estamos na sétima edição deste evento sobre a utilização do BIM, uma ferramenta que facilita a vida dos profissionais e da sociedade. Todas as obras do CREA-SC já estão sendo implantadas com tecnologia BIM. Kita citou ainda que recentemente, o CREA-SC venceu o Prêmio de Inovação do Confea, durante a SEA com o aplicativo Data Fiscaliza, que vai colaborar com todos os Creas do país.

Eng. Kézia Alves da Silva: “Ainda somos uma indústria artesanal e nós, engenheiros e arquitetos, somos protagonistas dessa mudança.”
A coordenadora do evento, Eng. Kézia Alves da Silva, ressaltou o papel dos profissionais na construção de um futuro mais sustentável. “Nesta edição queremos discutir o BIM de forma concreta, pensando na gestão. Quando falamos em desperdício, falamos de tempo, dinheiro e recursos. Ainda somos uma indústria artesanal e nós, engenheiros e arquitetos, somos protagonistas dessa mudança. Devemos construir cidades mais sustentáveis e planejadas para as futuras gerações. Que esses cinco dias sejam inspiradores, gerando reflexões e ideias que se tornem práticas no nosso dia a dia”, destacou.
A cerimônia de abertura também contou com a presença da diretora financeira da Mútua, Eng. Roberta Maas dos Anjos, que apresentou o benefício Equipe BIM, voltado ao financiamento e descontos na aquisição de softwares e produtos relacionados à metodologia.
Representando o prefeito de Florianópolis, o secretário de Projetos Estratégicos, Michel Bittsburg, destacou a importância do evento para a gestão pública e os desafios de implementar o BIM nas obras municipais.
O vice-presidente do Floripa Sustentável, Júlio Geremias, reforçou o propósito do movimento. “Nossa intenção é promover inovações de planejamento urbano para gerar crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação ambiental. Parabéns por esse evento tão importante e tão significativo para a nossa cidade.”
Programação amplia debate sobre tecnologia e sustentabilidade
A programação do 7º BIM CREA-SC segue até o dia 19, com workshops técnicos sobre modelagem, captura da realidade, inteligência artificial e normativas BIM, além do Hackathon Conexão BIM, que desafia equipes a criarem soluções para gestão de ativos com uso da metodologia. O evento também promove o Prêmio BIM de Projetos, que reconhece as melhores iniciativas desenvolvidas por profissionais registrados no CREA e no CAU em todo o Brasil.
Fotos: Fabrício de Almeida



























