Sanidade Vegetal: Publicação da Cidasc com apoio do Crea-SC é lançada no plenário
A Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina lançou esta quinta, 16.05 no plenário do Crea-SC o livro “Sanidade Vegetal: uma estratégia global para eliminar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico sustentável”. A publicação reúne 58 autores de 19 organizações públicas e privadas, contribuindo para a aproximação e colaboração mutuas, por meio das vivências em educação sanitária, e viabiliza que agentes tornem-se multiplicadores das ações de defesa agropecuária e passem a disseminar conhecimentos para a melhoria da produção de alimentos seguros e para qualidade de vida no campo e nas cidades.
Esta primeira edição tem o apoio do Crea-SC por meio da Política de Patrocínio, apoio do Governo do Estado e como organizadores os profissionais da Cidasc: Diego Medeiros Gindri, Patrícia Almeida Moreira e Mario Aloisio Veríssimo. O evento foi prestigiado pelo presidente Kita Xavier, pela presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, pelo Secretário da Agricultura Valdir Colatto e pela conselheira do Crea-SC, engª agrônoma Faviana Alexandre Branco, que organizou o lançamento, além de outras lideranças, conselheiros e do chefe de gabinete, eng. agr Felipe Penter.
O livro, que já foi publicado anteriormente em versão digital, vem de encontro também as mensagens e consciência global da ONU para o ano de 2020, considerado o ano internacional da sanidade vegetal e ainda, às premissas da Lei Estadual, n.º 18.825, de 9 de janeiro de 2024, que estabelece que o mês de maio é dedicado às ações de promoção da sanidade animal e vegetal no estado.
Para a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, “a educação sanitária deve promover a aproximação e colaboração mútua de organizações e dos setores de agropecuária, saúde e educação, visando assegurar bens e serviços mais sadios e seguros, serviços públicos saudáveis e ambientes mais limpos e desfrutáveis”.
A obra divide-se em quatro seções: Medidas fitossanitárias, sistema unificado de sanidade vegetal e organizações nacionais de proteção fotossanitaria; promoção da segurança alimentar; educação para a sanidade vegetal; proteção da sanidade vegetal e conservação da biodiversidade.