Reuniões de coordenadores de câmaras especializadas e de comissões debatem temas e projetos relevantes da engenharia
As reuniões de comissões especiais e permanentes e de câmaras especializadas acontecem na sede do CREA-SC, em Florianópolis, desde quarta-feira (10). Na tarde desta quinta-feira, os coordenadores de câmaras especializadas debateram sobre a tramitação de processos de cursos EaD e sobre o relatório de auditoria do Confea nos Creas.
O tema licenciamento ambiental voltou ao debate após discussões pelas câmaras especializadas sobre a proposta de atribuições nas diferentes áreas da engenharia para a elaboração de diagnóstico socioeconômico em projetos de licenciamento ambiental.
A coordenação foi da 1ª vice-presidente do CREA-SC, Eng. Sanit. e Am. Fernanda Vanhoni com a participação do superintende Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini.
Programa Creajr-SC conta com novo portal
O novo site do Programa CREAjr SC foi apresentado durante reunião da Comissão do CREAjr SC, coordenada pelo Eng. Civ. e Seg. Trab. Denis Assis da Silva. O novo site traz novas funcionalidades para os projetos e ações do Programa, além de maior interatividade para os usuários.
Hackathon, uma competição para desenvolver soluções em projetos inovadores, o 13º ENESC, mudança na gestão de dados do Drive 2024 e uma palestra com a Otus Engenharia foram outros temas da pauta.
Desafio de Inovação em Acessibilidade
A proposta de realização do Desafio de Inovação em Acessibilidade foi um dos temas em discussão na reunião da Comissão de Acessibilidade, com a coordenação do Eng. Civil e Seg. Trab. Daniel Faganello. A proposta e a minuta do edital foram apresentadas pela Eng. Civil e Seg. Trab. Caroline Burtet, assessora de apoio às instituições de ensino (APIE).
A inciativa será desenvolvida pelo Conselho envolvendo os programas de Inovação, Crea Jovem e CreaJr SC juntamente com a Câmara de Acessibilidade e será direcionada aos estudantes e jovens profissionais.
O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade além de incentivar a criação de soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. O desafio visa também estimular o desenvolvimento de projetos que integrem a acessibilidade.
“Queremos eleger os dois melhores para levar ao Confea. Um passo futuro será buscar parceiras e recursos para o desenvolvimento e aplicação dos projetos apresentados”, explicou Caroline.
Tecnologia de Capina Elétrica
A reunião da Comissão de Meio Ambiente contou com a apresentação da Capina Elétrica, tecnologia 100% brasileira desenvolvida pela Unesp e produzida pela Zasso Brasil. O equipamento tem por finalidade o controle de ervas daninhas sem o uso de herbicidas e é destinado tanto para áreas rurais em plantações como para áreas urbanas.
O Eng. Agr. Anselmo Benvindo Cadorin explica que para a Agronomia é uma tecnologia importante porque faz o controle de plantas invasoras sem o uso de agrotóxico. “É uma tecnologia usada na área rural, mas principalmente nas áreas urbanas onde o uso de agrotóxicos é proibido, por exemplo, nos pavimentos de indústrias. Além disso, atinge a planta como um todo, desde as folhas até as raízes, protegendo a micro e a macro faunas que incluem desde minhocas e formigas até fungos. ,“ comentou.
A coordenadora da Comissão, Eng. Ftal. Elizangela Bortoluzzi comentou também a realização do Seminário de Meio Ambiente como uma das ações importantes para 2024.