Preparatório Sul ao 8º Fórum Mundial da Água inicia em Balneário Camboriú

image_pdf

Na noite de quinta-feira (14), cerca de 300 participantes, entre lideranças dos Sistema Confea/Crea e Mútua, profissionais, pesquisadores, cientistas, estudantes, políticos e representantes da sociedade civil, participaram da abertura do Preparatório Sul de Balneário Camboriú para o 8º Fórum Mundial da Água.

Durante a solenidade, o presidente em exercício do Confea, eng. agr. Daniel Salati, fez um chamamento à categoria para que participe das discussões que vão fomentar o Fórum. “

O anfitrião do evento e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), eng. civil e seg. trab. Carlos Alberto Kita Xavier, destacou o objetivo de aumentar a inserção do tema na agenda política dos governos e de promover o aprofundamento das discussões e a formulação de propostas. Disse que a elaboração e consolidação do Plano Estadual de Recursos Hídricos catarinense, que está em fase de consultas públicas, tem forte atuação da área técnica.

Citou convênios do CREA-SC com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em projetos relacionada às questões ambientais. “Compreender a situação e o panorama dos estados do Sul trará parâmetros para que os profissionais do setor, representantes de órgãos, instituições e prefeituras atuem de forma proativa na preservação e gestão dos recursos hídricos.”

O Diretor-Presidente da Mútua Caixa De Assistência Dos Profissionais Do Crea, eng. civil  Paulo Guimarães destacou a destacou a participação da Mútua nos preparatórios com o objetivo de estabelecer uma sequência de conteúdos para fundamentar estudos e pesquisas voltados à qualificação dos profissionais. Destacou a criação da Universidade do Sistema Confea/Crea e Mútua voltada à educação continuada em parceria com as entidades de classe e o Programa de Bolsa de Estudos, direcionado aos filhos dos associados e alunos carentes.

O Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira destacou a importância de sediar o preparatório Sul destacando que o tema “água” integra a história e a existência do município fazendo referência ao nome “balneário” e ao Rio Camboriú. Destacou projetos e ações voltados às questões ambientais tais como a reestruturação da faixa de areia da praia e a limpeza e preservação dos rios.

O reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Prof. Mario Cesar dos Santos, recebeu em nome da instituição, o certificado de declaração de utilidade pública do Sistema Confea/Crea.

Entre as demais autoridades estavam, o conselheiro federal e coordenador da comissão organizadora do preparatório Sul, eng. ftal. Jackson Luiz Jarzinski, o presidente da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Itajaí (AREA-IT) eng. civil Luiz Francisco Teixeira Marcondes, o presidente da Federação Brasileira de Engenheiros (FEBRAE) Edemar Amorim, e o superintendente da de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis Cassio Taniguchi.

Assinatura de acordo de cooperação técnica

Durante a abertura foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF) e o Instituto de Infraestrutura Subterrânea da Alemanha – IKT, para continuidade do projeto INFRAVIAS – uma solução inovadora de redes de infraestrutura urbana que propõe um modelo sustentável e inteligente de valas subterrâneas. Assinaram o documento o Eng. Civil da SUDERF Aloisio Pereira da Silva, o CEO do IKT, Roland W. Waniek e o presidente do CREA-SC, eng. civil e seg. trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

 

Água, a próxima guerra

Em seguida, os participantes assistiram a palestra “Água, a próxima guerra” do engenheiro químico e ambiental Celso Luís Giampá, especialista e autor do livro de mesmo título. Na ocasião, Quempá chamou atenção dos profissionais da área tecnológica para a crítica situação de disputa pelos recursos hídricos no planeta. “Estamos falando da próxima guerra. E nós somos responsáveis por evitar que ela aconteça”, alertou.

Giampá ainda informou que cerca de 80% da população mundial vive em áreas onde o abastecimento de água potável não é assegurado, de acordo com estudo publicado na revista científica Nature. “Isso está relacionado à ocupação desordenada do solo”. Para ele, a situação se agrava quando se pensa que em 2030, segundo previsão da Organização das Nações Unidas, a população mundial necessitará de 40% a mais de água, 50% mais energia e um fornecimento de alimentos 35% maior. “E tudo isso depende de recursos hídricos”. Clique para ver a palestra na íntegra.

 

Programação

Hoje sexta-feira (14), haverá uma mesa redonda sobre as Bacias Hidrográficas do Sul. No período da tarde, o gerente do Departamento de Geração Hidráulica Engie Energia, engenheiro Artur Roberto Frota Ellwanger, ministrará palestra sobre “Potencial Energético Das Bacias do Sul”. Já o pesquisador Embrapa Cerrados na área de Recursos Hídricos eng. agríc. Lineu Neiva Rodrigues vai palestrar sobre “Recursos Hídricos e Produção Sustentável de Alimento”.

 

Veja as fotos do evento no álbum do Facebook do Confea

Para saber mais acesse: mundialagua.confea.org.br

 

Adriano Comin e Fernanda Pimentel

Equipe de Comunicação do Confea

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *