Eleições para conselheiro federal acontecem dia 11 de novembro pela internet

image_pdf

Registro de candidaturas pode ser feito até 13 de agosto
Profissional atualize seus dados no CreaNet para participar do pleito

Este ano os profissionais do CREA-SC poderão pela primeira vez votar pela internet numa eleição do sistema. O pleito que vai eleger os conselheiros federais representantes das modalidades profissionais ocorrerá no dia 11 de novembro, das 8 às 19 horas, via web. Uma grande conquista para a área tecnológica do estado, que vai poder participar mais ativamente de todo o processo. Para poder votar os profissionais deverão estar em dia com suas obrigações junto ao Crea 30 dias antes do pleito, e também com seus dados cadastrais atualizados. Está sendo disponibilizado no Creanet um campo para atualização de dados. A eleição deve mobilizar cerca de 90 mil profissionais votantes.

> Profissional atualize seus dados no Creanet

Santa Catarina irá eleger um conselheiro federal representante para a modalidade Elétrica, enquanto Mato Grosso para Industrial, Mato Grosso do Sul para Civil, Piauí para Agronomia e Roraima para Industrial, além do representante das instituições de ensino superior do grupo Agronomia. Os registros de candidatura podem ser realizados até o dia 13.08. Acesse aqui o edital de convocação eleitoral.

“Essa será a primeira vez que uma eleição do sistema ocorrerá pela internet, uma reivindicação antiga do CREA-SC e de minhas gestões anteriores, sendo um anseio recorrente não somente do Conselho, mas de todos os profissionais catarinenses. Com eleições online e o trabalho de excelência de nossa Comissão Regional Eleitoral entendemos que o pleito se tornará mais dinâmico e com maior envolvimento da comunidade profissional”, celebra o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier e lembra aos profissionais registrados para votação do dia 11.11. “Fiquem atentos, contamos com a participação de todos para eleger um representante de Santa Catarina para o plenário do Conselho Federal”.

Comissão Eleitoral Estadual

TITULARES
Ângela Cristina Paviani (Coordenadora)
Gislaine Luvizão (Coordenadora-adjunta)
Jurandir José da Silva
Alcir José Testoni
Denis Assis da Silva

SUPLENTES
1º Suplente – Rogério Gomes Araújo
2º Suplente – Saulo Jorge
3º Suplente – Juliandro Casanova
4º Suplente – Fernando César Bauer
5º Suplente – José Carlos Cauduro Minuzzo

Comissão Eleitoral Federal

TITULARES
Ricardo Luiz Lüdke (Coordenador)
Annibal Lacerda Margon
José Miguel de Melo Lima
Renan Guimarães de Azevedo
Waldir Duarte Costa Filho

SUPLENTES
1º Suplente – Daltro de Deus Pereira
2º Suplente – Daniel Roberto Galafassi
3º Suplente – Genilson Pavão Almeida
4º Suplente – Andréa Brondani da Rocha
5º Suplente – Michele Costa Ramos

Registro de candidaturas

O registro à candidatura como conselheiro federal e suplente – por modalidade – poderá ser feito presencialmente no Crea ou de forma digitalizada, formato PDF, para o e-mail oficial da Comissão Eleitoral Regional – cersc@crea-sc.org.br, até o prazo improrrogável de 13 de agosto. Já a candidatura para conselheiro e suplente para instituição de ensino superior, na modalidade Agronomia, deve ser protocolada na sede do Confea ou pode ser feita pelo e-mail cef@confea.org.br. Acesse aqui o edital.

A campanha eleitoral inicia no dia 14 de agosto. Acompanhe aqui www.confea.org.br/funcionamento/eleicoes/2021 todo o processo eleitoral 2021 do Sistema Confea/Crea e Mútua, desde o Edital de Convocação até a homologação do resultado final, com acesso a toda a documentação pertinente, inclusive aos editais de notificação das decisões tomadas pelas Comissões Eleitorais Regionais, Federal e pelo Plenário do Confea.

Acesse AQUI o Calendário Eleitoral completo para as Eleições de Conselheiro Federal e representante de Instituições de Ensino Superior aprovado na  Plenária nº PL-0200/2021.

Saiba mais

O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966. Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades, atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. No Sistema Confea/Crea e Mútua, as Eleições para o cargo de Conselheiro Federal são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019