Eleições para conselheiro federal: confira todo o processo eleitoral

image_pdf

 

No dia 11 de novembro, aconteceu a primeira eleição pela internet do Sistema Confea/Crea/Mútua. Profissionais dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Roraima elegeram conselheiros federais representantes de diferentes modalidades. Em Santa Catarina, 3 788 profissionais – 11,3% dos eleitores aptos –  participaram do pleito que elegeu Evânio Ramos Nicoleit (titular) e André Luiz Grigolo (suplente) como conselheiros federais na modalidade elétrica. O resultado foi homologado no dia 17 de novembro, na plenária nº 1584 do Conselho Federal.

 

  • Acesse decisão plenária de homologação AQUI.

 

O pleito significa uma grande conquista para área tecnológica do estado, tornando o processo eleitoral mais dinâmico, facilitando o acesso e um maior envolvimento da comunidade profissional.

 

“Essa era uma reivindicação antiga do CREA-SC e de minhas gestões anteriores, sendo um anseio recorrente não somente do Conselho, mas de todos os profissionais catarinenses”, lembra o presidente do Conselho, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

 

Os profissionais aptos, tiveram das 8 às 19 horas para acessar o Portal Eleitoral www.votaconfea.com.br e registrar o voto. Menos de 30 minutos após o encerramento da votação, no plenário do Confea, já eram anunciadas as chapas eleitas em cada regional participante.

 

Sobre o processo eleitoral

 

A Comissão Eleitoral Regional (CER-SC) recebeu os registros de candidaturas até o dia 13 de agosto, e divulgou no dia 23 do mesmo mês a lista das quatro chapas que concorreram ao cargo de conselheiro federal. O edital abriu o prazo de cinco dias úteis, até 30 de agosto, para apresentação de impugnação, conforme previsto no calendário eleitoral. Não foram registradas impugnações. No dia 13 de setembro, um novo edital da CER/SC deu como deferida todas as candidaturas.

 

No dia 26 de outubro, o CREA-SC e a Comissão Eleitoral Regional (CER) promoveram um debate com os candidatos, estiveram presentes as chapas 1, 3 e 4.  O evento on-line, transmitido pelo canal Youtube, está disponível no perfil oficial do Conselho na plataforma streaming.

 

Aberto para um universo de 62 mil profissionais, somados os registrados nos Creas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima e Santa Catarina, onde as eleições foram realizadas para eleger representantes das modalidades de Civil, Industrial, Agronomia e Elétrica, o pleito ocorreu sem nenhum registro de intercorrência.

 

O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966. Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades, atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. No Sistema Confea/Crea e Mútua, as Eleições para o cargo de Conselheiro Federal são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019

 

Editais e deliberações da CER-SC

Edital de Convocação Eleitoral Federal nº 3-2021 – Publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de julho de 2021

Edital Eleitoral –  23/08/2021

Edital Eleitoral – 31/08/2021

Edital Eleitoral – 13/09/2021

Edital Eleitoral – 21/09/2021

Deliberação CEF nº 70.2021 – Listagem de Eleitores

Deliberação CEF nº 138-2021 – Divulgação do número de eleitores aptos por modalidades

 

Resoluções e decisões plenárias

Resolução n. 1114-19 – Regulamento Eleitoral

Resolução n. 1.115-2019 – Regulamenta a sucessividade de mandatos

PL-230.2021 (Calendário Eleitoral 2021 – Conselheiro Federal de Modalidades profissionais)

PL-200.2021 (Calendário Eleitoral 2021 – Conselheiro Federal de IES)

PL – 2320.2019 – Composição do Plenário

Decisão plenária de homologação dos eleitos – PL 1775/2021

 

Comissão Eleitoral Estadual

TITULARES       
Ângela Cristina Paviani (Coordenadora)
Gislaine Luvizão (Coordenadora-adjunta)
Jurandir José da Silva
Alcir José Testoni
Denis Assis da Silva

SUPLENTES
1º Suplente – Rogério Gomes Araújo
2º Suplente – Saulo Jorge
3º Suplente – Juliandro Casanova
4º Suplente – Fernando César Bauer
5º Suplente – José Carlos Cauduro Minuzzo

 

Comissão Eleitoral Federal

TITULARES
Ricardo Luiz Lüdke (Coordenador)
Annibal Lacerda Margon
José Miguel de Melo Lima
Renan Guimarães de Azevedo
Waldir Duarte Costa Filho 

SUPLENTES
1º Suplente – Daltro de Deus Pereira
2º Suplente – Daniel Roberto Galafassi
3º Suplente – Genilson Pavão Almeida
4º Suplente – Andréa Brondani da Rocha
5º Suplente – Michele Costa Ramos

 

Campanha eleitoral

 

A campanha eleitoral iniciou no dia 14.08. O Manual do candidato às eleições de Conselheiros Federais e seus suplentes representantes das Modalidades profissionais (SEI nº 0475733) está disponível AQUI.

Acompanhe no site www.confea.org.br todo o processo eleitoral 2021 do Sistema Confea/Crea e Mútua, desde o Edital de Convocação até a homologação do resultado final, com acesso a toda a documentação pertinente, inclusive aos editais de notificação das decisões tomadas pelas Comissões Eleitorais Regionais, Federal e pelo Plenário do Confea.

> Cartilha de condutas vedadas aos agentes públicos do Sistema Confea/Crea nas Eleições 2021 (SEI nº 0475756)

Acesse AQUI o Calendário Eleitoral completo para as Eleições de Conselheiro Federal e representante de Instituições de Ensino Superior aprovado na  Plenária nº PL-0200/2021.

 

Passo a passo de como votar

Os profissionais aptos receberam SMS e/ou e-mail contendo a senha provisória e o link www.votaconfea.com.br para acesso ao ambiente de votação. O eleitor deverá selecionar o respectivo Estado no qual votará, após, proceder com a alteração da senha provisória para uma definitiva, clicando no campo “trocar senha”.

 

Campo trocar senha: no site www.votaconfea.com.br o eleitor deverá selecionar a sua eleição (respectivo Estado no qual votará) e na sequência a opção “trocar senha“. Após, deve informar seu CPF e senha atual (senha provisória recebida). A nova senha pessoal deve ser informada e confirmada, depois, o eleitor deverá digitar o CAPTCHA e, por fim, clicar em “trocar a senha”. Acesse aqui mais informações sobre como trocar senha.

 

Para votar: no site www.votaconfea.com.br o eleitor deverá selecionar a sua eleição (respectivo Estado no qual votará), e clicar na opção “votar”, após, deve informar seu CPF, senha definitiva, o CAPTCHA e clicar em “iniciar votação”. Na próxima tela, deverá realizar sua escolha selecionando uma das opções de voto. Ao marcar a Chapa escolhida ou a opção “em branco”, deverá clicar em “continuar” para seguir na tela de conferência final para registro do voto. O voto será computado após a finalização na tela de conferência, selecionando a opção “confirmar”. Após a confirmação, o sistema irá gerar o comprovante de votação, o qual poderá ser salvo em formato .PDF ou .TXT. Este comprovante não apresenta a opção do voto realizada. Acesse aqui mais informações sobre como votar.

 

Campo recuperar senha: no site www.votaconfea.com.br o eleitor deverá selecionar a sua eleição (respectivo Estado no qual votará), caso o profissional tenha perdido ou esquecido sua senha provisória, poderá recuperá-la clicando em “recuperar senha”. Nesse caso, informará o CPF e o CAPTCHA e deverá clicar em “prosseguir”. Após, deve indicar se deseja recuperar a senha por e-mail ou SMS, clicando na opção abaixo do seu CPF. O sistema vai indicar parte do seu e-mail/celular cadastrado para ajudar na recuperação, o eleitor deverá selecionar a opção “receber e-mail” ou “receber SMS”. A senha provisória será enviada. Para trocar pela definitiva, o profissional deve acessar o módulo “trocar senha” do portal eleitoral.  Acesse aqui mais informações sobre como recuperar senha.

 

Campo identificação positiva: caso o e-mail e telefone cadastrados na base de dados do CREA-SC não estejam corretos, o eleitor pode atualizar seus dados pela “confirmação positiva”, que será composta por 4 questões com 5 opções de resposta cada. O eleitor deverá informar seu CPF e o CAPTCHA, depois clicar em “prosseguir”.  As perguntas são baseadas nos dados de: Naturalidade, Nome da Mãe, Nome do Pai e Data de Nascimento. Portanto, após a tela inicial, são apresentadas perguntas baseadas nestes dados cadastrais dos eleitores. Para que o eleitor consiga atualizar os seus dados de contato, é necessário que ele acerte ao menos 3 (três) das 4 (quatro) perguntas apresentadas. Aprovada a confirmação, o eleitor poderá atualizar o seu telefone pessoal ou e-mail. Após salvar a atualização, o sistema indicará o sucesso na operação e o eleitor poderá utilizar esses novos dados de contato para recuperar a senha.

Acesse aqui as dúvidas frequentes.

 

Confira os candidatos, currículos e programas:

 

– Chapa 1: Evânio Ramos Nicoleit (titular) e André Luiz Grigolo (suplente)

– Chapa 2: Thomaz Londero Moojen (titular) e Ronaldo Maurício Piroli Silva (suplente)

– Chapa 3: Gilberto Martins Vaz (titular) e Luiz Roberto Nunes Glavam (suplente)

– Chapa 4: José Antônio Latrônico Filho (titular) e Raimundo Nonato Gonçalves Robert (suplente)

 

  • Os números das chapas foram definidos em sorteio realizado no dia 15 de outubro com a participação dos candidatos via Zoom.

 

Assista o debate dos candidatos: