CREA-SC fiscaliza Porto de Itajaí que volta a operar em maio

Participaram da ação os fiscais Ricardo Planca e Edson José Rodrigues e o diretor regional de Itajaí, Eng. Silvio Teotonino de Simas
Nesta quarta-feira (17/04), o CREA-SC realizou uma fiscalização orientativa no Porto de Itajaí, que volta a operar a partir de maio, após quase um ano e meio sem atividades. A empresa Mada Araújo, que venceu licitação e deve assumir a administração, começou a receber no início da semana os equipamentos que serão utilizados nas operações com investimentos de cerca de R$ 110 milhões.
O diretor regional do CREA-SC em Itajaí, Eng. Silvio Teotonino de Simas, explica que foram verificadas as Anotações de Responsabilidade técnica (ARTs) e a presença de profissionais habilitados nas áreas de engenharia civil, mecânica e industrial. Participaram da ação os fiscais Ricardo Planca e Edson José Rodrigues. “A empresa Mada Araújo que assume as atividades está realizando obras de reforma e recebendo diversos equipamentos que serão utilizados na movimentação de cargas. Nosso objetivo foi realizar uma fiscalização orientativa,” destacou Teotonino.
A equipe foi acompanhada pelo encarregado de operações de manutenção do Porto, Vanderlei Santana. Além das obras de reforma, foram fiscalizados o pátio de cargas e transportes, equipamentos mecânicos de movimentação, elevadores, pontes rolantes, climatização, subestações de energia e outras.
Equipamentos
A Mada Araújo já tem as licenças ambientais e aguarda a autorização da Receita Federal para iniciar as operações, além de uma vistoria durante operação.
Até o momento, chegaram ao terminal duas das 12 empilhadeiras com capacidade para movimentar 45 toneladas de contêineres. Vai receber ainda, tratores, dois MHC (Grua móvel de porto) e 24 caminhões de logística. Cerca de R$ 35 milhões foram investimentos em reparos na infraestrutura portuária, incluindo a colocação de novas cabeças e defensas, equipamentos para atracação de navios, reforma do pátio e rede elétrica.