Conselho promove 13º Congresso Estadual dos Profissionais nos dias 25 e 26.7 na capital

VEJA AQUI O CADERNO DE PROPOSTAS

O CREA-SC promove nos dias 25 e 26 de julho, em Florianópolis o 13º CEP – Congresso Estadual dos Profissionais, com o objetivo de mobilizar a participação dos profissionais catarinenses no debate sobre as propostas e projetos para o desenvolvimento do país.

Em Santa Catarina foram realizados 11 encontros preparatórios reunindo cerca de 500 profissionais. Foram aprovadas 123 propostas – sistematizadas em 66, 6 moções e eleitos 80 delegados para representar o estado, além dos 144 delegados natos.

O evento deste ano traz como tema principal: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. As contribuições e proposições estão alinhadas ao tema central e aos eixos temáticos do evento que são:

• Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
  • Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
  • Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;
  • Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras;
  • Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Durante o encontro estadual serão reanalisadas e aprovadas as propostas para o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece de 19 a 21 de setembro, em Palmas (TO), após a realização da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). Também serão eleitos os delegados para representar Santa Catarina no evento nacional.

O presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, ressalta a importância da participação e contribuição dos profissionais com proposições que estejam alinhadas aos eixos temáticos e com os projetos e ações de interesse do estado. “É um momento para refletirmos sobre o futuro de nossas profissões e reivindicarmos junto Sistema Confea/Crea e Mútua o posicionamento necessário para desenvolvermos estas ações e projetos.”

O Eng. Mec. Wilson Cesar Floriani Junior, assessor de apoio às entidades de classe e coordenador da comissão organizadora do evento, disse que o objetivo dos encontros preparatórios foi ampliar a participação dos profissionais catarinenses no debate. Ele explica que a atuação do Sistema Confea/Crea e as prioridades para o próximos anos serão pautadas em grande parte nas decisões aprovadas durante o CNP. “O 13º CEP será um momento de união viando à defesa dos interesses e anseios dos profissionais catarinenses.”

O Diretor Geral da Mútua-SC, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho, acrescenta que a Caixa de Assistência dos Profissionais tem assento na comissão organizadora do 13º CEP, participando de forma ativa tanto das decisões que envolvem a concepção, organização e realização do Congresso, como também das propostas estaduais e nacionais que podem contribuir com o desenvolvimento do país. “É importante e oportuno este alinhamento e participação, pois sendo integrantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, estamos inseridos no contexto para sugerir e propor novas linhas de atuação aos nossos profissionais, aos Creas e também ao Confea”, destaca.

DOCUMENTOS  13º CEP

• CONFIRA OS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AOS EIXOS TEMÁTICOS – CLIQUE AQUI